Pular para o conteúdo
Início » 19 anos sem Dom Helder – O Profeta da paz

19 anos sem Dom Helder – O Profeta da paz

A morte do arcebispo emérito de Olinda e Recife completa hoje 19 anos. O fim de semana na Arquidiocese de Olinda foi de muitas homenagens a Dom Helder Câmara, o Dom da Paz, como era conhecido. Atores encenaram na Igrejinha das Fronteiras a peça “Profeta: o Bispo do Povo”.

Dom Helder Câmara nasceu em Fortaleza, no dia 7 de fevereiro de 1909. Foi arcebispo de Olinda e Recife de 1964 a 1984. O religioso se destacou por ter sido um dos fundadores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e grande defensor dos direitos humanos durante a ditadura militar no Brasil, chegando até a sofrer perseguição por parte dos militares. Ele também foi o brasileiro por mais vezes indicado ao Prêmio Nobel da Paz, com quatro indicações.

Em maio de 2015, a Arquidiocese de Olinda e Recife deu início a um processo de beatificação e canonização de Dom Helder. A causa está na fase diocesana, recolhendo documentos e depoimentos de testemunhas para fazer com que seja reconhecida a santidade do religioso e que ele possa receber o título de santo da Igreja Católica. O processo deve ser encaminhado ao Vaticano até o mês de novembro.