Pular para o conteúdo
Início » 1ª Turma do Curso Nacional de Política do CEFEP faz encontro virtual

1ª Turma do Curso Nacional de Política do CEFEP faz encontro virtual

A primeira turma (2006-2007) do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), se encontrou virtualmente no dia 21 de junho.

Com o objetivo de refletir sobre a conjuntura atual nos campos político e eclesial, em tempos de pandemia, o encontro da turma aconteceu na tarde do último sábado e durou cerca de três horas, com a participação de 28 ex-alunos. Áurea Emília, Cida de Jesus, Luiz Henrique Ferfoglia e Tales Lemos, formados pela primeira turma, organizaram e mediaram as participações no evento virtual, realizado com o suporte da plataforma digital zoom que possibilitou reunir colegas de várias regiões do país.

Depois das saudações iniciais e da alegria do reencontro dos especialistas em fé e política, num clima de descontração e informalidade, houve a tradicional mística. Coordenada pela colega Cláudia Santos, acompanhada de Luciano Márcio ao violão e Windsor Juan na flauta, a trindade santa foi invocada para iluminar o encontro e introduzir os trabalhos que contaram com a presença de convidados especiais. O primeiro dos convidados a fazer uso da palavra foi Geraldo Aguiar, ex-diretor pedagógico do Centro Nacional de Fé e Política, que fez memória da história da fundação do CEFEP, desde as primeiras reuniões até o encerramento das aulas da primeira turma. Na sequência, analisaram a conjuntura política, os assessores do Centro, Durval Ângelo Andrade e Daniel Seidel. A análise de conjuntura eclesial foi apresentada pelo ex-secretário executivo do CEFEP, padre Ernanne Pinheiro e pelo assessor, Paulo Fernando. O atual secretário executivo do Centro, padre Paulo Adolfo, saudou os ex-alunos, destacando a relevância do apoio recebido por parte de vários integrantes dessa turma e deu informes sobre os projetos em curso na entidade.

Nos momentos finais do evento, os ex-alunos, Caci Amaral, Eugênio Magno, José Francisco dos Santos, Leila Assunção, Nívea Maria e Windsor Juan falaram sobre a felicidade do encontro e da importância de agendarem novas reuniões para relatarem suas experiências nas bases, discutir e construir frentes de luta e reflexão para o enfrentamento da crise institucional, política e econômica que o país atravessa.

Padre Ernanne, deu a benção final e a turma ficou de articular os próximos encontros e encaminhar outras ações pelo grupo de whatsapp que mantém e é alimentado cotidianamente por todos, com notícias, análises e debates.

 

Eugênio Magno

Comunicólogo e membro da rede de assessores do CEFEP