Pular para o conteúdo
Início » 24ª “Encontro de Políticos Cristãos” em Minas Gerais, uma experiência que deu certo

24ª “Encontro de Políticos Cristãos” em Minas Gerais, uma experiência que deu certo

Em nossos tempos de crise da chamada “democracia liberal”, quando nos questionamos sobre a melhor maneira da cristã e do cristão atuarem politicamente em prol do bem comum, uma experiência que vem dando certo é a do “Encontro de Políticos Cristãos” em Minas Gerais. Criado e realizado em 23 edições pelo mandado de Durval Ângelo, um dos funadores do CEFEP e hoje pertencente à rede de Assessores do CEFEP, teve sua 24ª edição, nos dias 29 de novembro a 1º de dezembro, assumida pelo hoje deputado estadual Marquinho Lemos.

Em texto sobre essa última edição do Encontro, a jornalista Gabriela Fagundes e Edmar Rosa Sobrinho – Professor da Rede de Assessores CEFEP dizem que o evento vem alicerçado em : “três convicções: a primeira é de que a fé nos move à defesa incondicional da vida, a segunda é a opção preferencial pelos pobres e a terceira é a certeza de que a política só tem sentido se for para melhorar a vida das pessoas.

Confira o texto completo abaixo:

Esperança e luta por um novo tempo

            A chegada do fim do ano vem acompanhada da expectativa de um novo tempo, de esperança e alegria. É o tempo do Advento, período que antecede o Natal, e que escolhemos para receber o Encontro de Políticos Cristãos, que acontece em Minas Gerais há 24 anos.

Ele é uma iniciativa de cristãos leigos e leigas, engajados no trabalho pastoral e nas lutas sociais. Inicialmente foi coordenado pelo Mandato Coletivo do ex-deputado Estadual Durval Ângelo-PT/MG, o evento tem como objetivo principal reunir sob a perceptiva ecumênica, e nos últimos quatro anos inter-religioso, um coletivo de pessoas que inspirados pela fé se dedicam à política.

São dirigentes sindicais e de partidos políticos, agentes públicos, principalmente prefeitos e vereadores, membros de pastorais e integrantes de movimentos sociais que se encontram para celebrarem a sua caminhada, pensar a conjuntura, articular ações coletivas e se formarem.

É um grupo que se reafirma e se renova ao longo de mais de duas décadas. Reafirma-se alicerçado em três convicções: a primeira é de que a fé nos move à defesa incondicional da vida, a segunda é a opção preferencial pelos pobres e a terceira é a certeza de que a política só tem sentido se for para melhorar a vida das pessoas. Essas três máximas poderiam ser resumidas na afirmação de Jesus plasmada no Evangelho de João 10,10. E se renova, na medida em que busca melhor qualificação para suas intervenções e principalmente na acolhida nos últimos anos de um número cada vez maior de jovens no seu meio.

Este ano, o encontro foi realizado no município de Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Mais de 200 pessoas de diferentes regiões de Minas Gerais e de quatro estados brasileiros se reuniram durante três dias de encontro para celebrarem a fé e refletirem sobre como fazê-la viva e transformadora na nossa ação política. É a Boa Nova de Jesus quem convida a todos e todas para reanimarmos as forças e continuar a missão transformadora no mundo, sendo sal da terra e luz do mundo. Sal que dá maior sabor à vida e luz que supere as trevas da injustiça e as cegueiras ideológicas deste tempo.

Também foi momento de refletir sobre os caminhos para o enfrentamento do atual momento, marcado por retrocessos, retiradas de direitos, preconceitos e ódio. Entre os convidados o grande teólogo e escritor Leonardo Boff, que nos fez pensar sobre o cuidado com a mãe terra e a conexão entre todos. “Não existe a terra e a humanidade, está tudo conectado”, alertou.

O encontro, que nesta edição foi organizado pelo mandato do Deputado Estadual Marquinho Lemos-PT/MG, também contou com a assessoria do coordenador da Centro Nacional de fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP Padre Paulo Adolfo, do professor da PUC-Rio Paulo Fernando, o professor da PUC Minas Robson Sávio, o professor da Universidade Federal do Espírito Santo Maurício Abdalla, entre outros convidados. A atividade também teve a presença do poeta Gonzaga Medeiros e dos violeiros Pereira da Viola, Chico Lobo e Wilson Dias, que nos lembraram da importância da cultura popular como trincheira de resistência, de luta e ferramenta para reacender a chama da esperança.

Esperança essa que nos impulsiona, insiste e nos motiva a construir um novo tempo, com justiça social e igualdade para todos. Pois como nos ensina o escritor uruguaio Eduardo Galeano: “muitas pessoas pequenas, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, podem mudar o mundo”. Que possamos, então, seguir juntos, fazendo coisas pequenas e lutando por um mundo melhor.

Gabriela Fagundes – Jornalista

Edmar Rosa Sobrinho – Professor da Rede de Assessores CEFEP