Pular para o conteúdo
Início » 2ª reunião da Primeira Turma do CEFEP

2ª reunião da Primeira Turma do CEFEP

UMA ANÁLISE DE CONJUNTURA EM 7 ASPECTOS

 

Analisar a conjuntura do país em sete aspectos foi a proposta da teóloga Ivanise Santinon, convidada da primeira turma do CEFEP para o seu Segundo Encontro Virtual, realizado no último sábado, 25 de julho.

De forma bastante sintética, Santinon levantou algumas questões sobre aspectos da conjuntura atual que tem motivado suas reflexões sobre os possíveis rumos para o país. Os temas abordados foram: 1) A Comunicação Social e as Mídias: Infodemia; 2) Relações Humanas – Étnico-raciais e de Gênero: o racismo, a homofobia; 3) Questões Ideológicas-Políticas: As armas, A cultura de vida ou de morte? 4) Saúde ou Economia: Benefício Emergencial?; 5) Educação: Incapacidade de gestão educacional; 6) Violência contra Indígenas: Extermínio; 7) Violência contra a Mulher: Tipologias. Sua fala foi seguida de contribuições dos ex-alunos que, além de levantar outras questões pertinentes aos aspectos levantados pela teóloga, trouxeram ainda outras preocupações merecedoras de análise e aprofundamento por parte dos colegas.

Na sequência, a ex-aluna, Rita de Assis, de Palmeira dos Índios (AL), partilhou com a turma suas mais recentes experiências de caminhada. Com uma narrativa em forma de cordel – acompanhada pela flauta de Windsor Juan, Ritinha brindou a todos e todas com o seu reconhecido talento de poeta popular.

Os ex-coordenadores do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, Geraldo Aguiar e padre Ernanne Pinheiro, presentes ao encontro, também fizeram uso da palavra.

O sucesso de mais um encontro, desta vez organizado e conduzido por Cida de Jesus, Cláudia Santos, Luciano Márcio, Nívea Maria e Rubens Pita, motivou a turma a continuar se encontrando mensalmente. Ficou previamente agendada a data de 22 de agosto (sujeito a confirmação) para o próximo evento online que já tem três propostas temáticas: Eleições Municipais, Raízes da Opressão e Quais são os Projetos Políticos dos Partidos para a Nação. 

 

Eugênio Magno