Você está aqui: Página Inicial Dom Helder Câmara O RECIFE COMEÇA A OUVIR SEU PASTOR

O RECIFE COMEÇA A OUVIR SEU PASTOR

por admin última modificação 10/07/2011 19:15

No dia 14 d março de 1964, dom Hélder Câmara foi indicado pelo papa Paulo VI para ocupar a Arquidiocese de Olinda e Recife. Por ocasião da nomeação, ele, que se encontrava em Roma (Itália) participando  de uma reunião com leigos, declarou: "Volto de coração aberto a tudo e a todos,com sede de diálogo, na linha absoluta do Concílio Vaticano II".

Dom Helder veio direto do aeroporto para a matriz de Santo Antônio, no centro do Recife, seu primeiro encontro com os fiéis.

Esse concílio, realizado de 1962       a 1965,   definiu,  entre outras coisas, compromisso com as soluções dos problemas sociais e econômicos e fortaleceu a Igreja progressista.

No dia 11 de abril, um sábado chuvoso, dom Hélder desembarcou às 15h30 no Aeroporto dos Guararapes, lotado por uma multidão. Em carro aberto, seguiu para a Matriz de Santo Antônio, na Avenida Dantas Barreto, centro da cidade. Debaixo de chuva, falou para milhares de pessoas, antes de deslocar-se para a residência oficial do arcebispo, na Avenida Rui Barbosa,nas Graças.

Em sua mensagem à multidão, dom Hélder disse que era "um nordestino falando a nordestinos com os olhos postos no Brasil, na América e no mundo.   Um    cristão    dirigindo-se     a cristãos,    mas   de  coração    aberto, ecumenicamente,       para os homens de todos os credos e de todas as ideologias. Um bispo da Igreja Católica que, à imitação           de Cristo, não vem ser servido, mas servir".    No dia 12 de abril tomou posse como 30° bispo e 6° arcebispo de Olinda e Recife.

 

<<Voltar     Avançar>>

Ações do documento