Pular para o conteúdo
Início » CEFEP acompanha a criação de novas Escolas de Fé e Política no Brasil

CEFEP acompanha a criação de novas Escolas de Fé e Política no Brasil

É com alegria que o CEFEP vê a concretização da criação de novas Escolas de Fé e Política, no segundo semestre de 2021.

Estas escolas já nascem, tendo como premissa, a participação no grupo da Articulação Nacional de Escolas de Fé e Política existentes no Brasil.

O grupo que já reúne mais de 90 iniciativas semelhantes, recebe a partir de agora, a inclusão de mais 4 Escolas, aumentando o rol de dioceses atendidas por esse tipo de instituição.

 

Sobre as novas Escolas

 

Escola de Fé e Política Padre Luís Cardini: vinculada à Diocese de Macapá no Amapá, com o apoio do Centro de Estudos Políticos, Religião e Sociedade (Cepres) e da Universidade Federal do Amapá (INIFAP).

A aula inaugural foi realizada no dia 14 de setembro, ministrada pelo Bispo Diocesano, Dom Pedro Conti.

 

Escola Arquidiocesana de Fé e Política “Dom Ladislau Biernaski”: vinculada à Arquidiocese de Curitiba/PR.

A primeira aula foi realizada no dia 28 de agosto e contou com as assessorias de Jeferson Zeferino e Ivanise Teresinha Gonzaga Santinon, integrante da Rede de Assessores do CEFEP.

 

Curso de extensão universitária em Fé e Política da Universidade Católica Dom Bosco:  instituição vinculada à Arquidiocese de Campo Grande/MS.

A abertura aconteceu no dia 18 de outubro, e a conclusão de sua primeira edição, está prevista para abril de 2022.

 

Escola Casa Comum: formação política de cristãos humanistas: criada pela PUC-MG, em parceria com o Vicariato Episcopal para a Ação Social, Política e Ambiental, da Arquidiocese de Belo Horizonte.

Realizada no dia 04 de novembro, a abertura oficial da Escola contou com aula ministrada por Dom Joaquim Mol.

O CEFEP foi convidado em todos os eventos de lançamento, e foi representado por seu Secretário Executivo, Padre Paulo Adolfo Simões, que pôde dar as boas-vindas e destacar a importância de inciativas como essas.