CEFEP disponibiliza Guia para Criação de Escolas de Fé e Política

O CEFEP disponibiliza um “Guia para a criação de Escolas de Fé e Política” ou Fé e Cidadania.

O Guia é motivado pela solicitação feira por várias dioceses de alguma orientação do Centro para a criação de escolas ou grupos de estudos em suas localidades que propiciem o estudo da relação Fé e Política, Fé e Cidadania, Política e Cidadania, Política e Ética, etc. As escolas de Fé e Política são direcionadas à pessoas, cristãos leigos e leigas, ou mesmo ministros ordenados ou ainda pessoas de vida consagrada que se interessam pelas questões sociais à partir da fé. O interesse pode ser de quem deseja engajar-se na política partidária, disputar cargos públicos, participar de conselhos de políticas públicas, associações, sindicatos e outros.

Em alguns regionais da CNBB, como o NE 2 e o NE 5, existe a experiência de uma escola regional.

Por fim, para quem deseja continuar aprofundando a reflexão sobre a temática, o CEFEP oferece o Curso Nacional de Política para Cristãos com a duração de dois anos, sendo duas partes presenciais sempre na segunda quinzena de Janeiro em Brasília e disciplinas no formato EaD. Esse curso para quem tem graduação pode ser certificado como especialização pela PUC RJ ou pode sair como extensão pelo CEFEP

A construção do Guia se deu de forma coletiva com a colaboração inicial de Daniel Seidel, da rede se Assessores do CEFEP e depois a contribuição da coordenação ampliada e foi submetida à apreciação de algumas escolas já consolidadas.

Como fica claro no seu texto, o Guia para a Criação de Escolas de Fé e Política, quer ser uma pequena ajuda na construção de um projeto de escola local ou regional de Fé e Política e jamais uma orientação obrigatória ou um direcionamento.

GUIA PARA CRIAÇÃO DE ESCOLAS DE FÉ E POLÍTICA, – LULTIMA VERSÃO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *