Pular para o conteúdo
Início » CEFEP e entidades parceiras lançam curso de especialização para agentes de pastorais sociais

CEFEP e entidades parceiras lançam curso de especialização para agentes de pastorais sociais

O CEFEP em parceria com a Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP, a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora da CNBB e a Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP lança curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Dimensão Social da Fé, com ênfase em Doutrina Social da Igreja e Pastoral Social

Os organizadores pretendem capacitar agentes de pastoral, ordenados ou não, para atuarem de forma interdisciplinar, planejada e inovadora nas diversas pastorais, organismos, movimentos e serviços sociais. A proposta é que esses agentes possam por meio do curso, impulsionar o diálogo com as instituições da sociedade civil, assim como em grupos e movimentos sociais que tenham como foco na incidência em políticas públicas e garantias de direitos.

O curso que terá duração de 18 meses, contemplando 360 horas de estudo, distribuídos em 6 módulos de 60 horas cada. O início do curso está previsto para o dia 23 de março.

A metodologia estabelecida para o curso prevê momentos de rodas de conversa que serão realizadas todas as quartas-feiras, das 20h às 22hs. Além das rodas de conversa, os cursistas serão direcionados a estudos dirigidos de uma bibliografia básica e da exposição de vídeo-aulas que serão disponibilizadas na plataforma virtual de ensino a distância (Moodle) do CEFEP.

Os cursistas serão avaliados por meio da presença nas rodas de conversa, além da aplicação de atividades individuais ou em grupos e a elaboração de um trabalho final de um projeto de aplicação do conteúdo aprendido.

Foi estipulado um limite máximo de 200 cursistas para o curso e o investimento total do mesmo é de R$ 200,00. Caso o cursista opte por cursar apenas um dos módulos oferecidos, será cobrado uma taxa de R$20,00 por módulo escolhido.

As 200 vagas serão distribuídas entre as entidades organizadoras. Ao CEFEP coube 25  vagas para distribuir entre os indicados das escolas de Fé e Política. A Coordenação Executiva da entidade está elaborando critérios para a distribuição das mesmas que serão divulgados em reuniões com as coordenações dessas escolas. O conteúdo total da proposta do curso pode ser consultado aqui.

As inscrições podem ser feitas por meio do seguinte endereço eletrônico: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf8BS1GXvXaRyyXfyzbmPIjLlPDQQBY3nVls3Mxbyl9wZT9BA/viewform