Pular para o conteúdo
Início » CEFEP INICIA 3° EDIÇÃO DA CAPACITAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS COM 719 INSCRITOS

CEFEP INICIA 3° EDIÇÃO DA CAPACITAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS COM 719 INSCRITOS

Nesta segunda-feira, dia 02 de agosto, aconteceu a abertura da 3° edição da “Capacitação de Lideranças em políticas públicas” destinadas a conselheiras/os.

O evento contou com a participação e as falas de Dom Joel Portela, Secretário Geral da CNBB, Dom Geovani Pereira de Melo, Bispo de Tocantinópolis/TO, Presidente do CEFEP e Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, Dom José Valdeci Santos Mendes, Bispo da Diocese de Brejo/MA, Presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora, Sônia Oliveira, Presidenta do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, Frei Olávio Dotto, Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB, Padre Paulo Renato, Assessor Político da CNBB, Padre Paulo Adolfo Simões, Secretário-Executivo do CEFEP, Laudelino Augusto, Assessor da Comissão Eclesial Pastoral para o Laicato, Daniel Seidel, Secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP e Aldiza Soares da Silva, da Coordenação Nacional da Pastoral da Criança. Acompanhando a roda de conversa e participando ativamente da mesma, esteve Dom Juarez Sousa da Silva, Bispo da Diocese de Parnaíba, no Piauí, que fez um grande esforço de mobilização e motivação juntos a sua comunidade para essa capacitação.

A capacitação é promovida pelo CEFEP em uma parceria com a Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio Transformadora da CNBB, Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP, União Marista do Brasil – UMBRASIL, CNLB e Pastoral da Criança.

Esta terceira edição, que acontecerá novamente de forma totalmente remota por conta ainda da pandemia do COVID-19, obteve um recorde de inscrições, chegando ao número de 719 pessoas inscritas para essa capacitação.

O sucesso no número de inscrições desta edição deve se à boa repercussão das edições anteriores e ao trabalho intenso de divulgação por parte da coordenação do curso junto às lideranças dos regionais da CNBB, do contato com os arcebispos, bispos e administradores diocesanos, com as coordenações de pastorais das dioceses do Brasil e do apoio decisivo de lideranças das Pastoral da Criança, das Comissões de Justiça e Paz locais, da Comunidade Marista, das Escolas locais de Fé e Política e dos presidentes do CNLB regionais.

O PERFIL DA 3° TURMA DE CAPACITAÇÃO

Os inscritos desta terceira edição provêm de 168 arqui/dioceses (60,2%) do total de circunscrições eclesiásticas do Brasil. Todos os Regionais da CNBB e estados do Brasil estão representados. A exceção fica por conta do Distrito Federal que não possui inscritos nessa edição, porém nas 2 edições anteriores, ele já havia sido representado. O destaque fica com o Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão), campeão, com 112 inscritos.

São pessoas vindas de 335 munícipios do Brasil, o que mostra a capilaridade no alcance das inscrições. O tamanho dos munícipios variam de pequeno porte até grandes metrópoles, como é o caso da cidade de São Paulo.

A grande parte dos inscritos é de pessoas adultas, cuja faixa etária vai dos 30 aos 59 anos. Essa faixa etária representa 78% dos participantes. Ainda há 16% de pessoas acima de 60 anos e 6% de jovens na faixa etária dos 18 a 29 anos.

As mulheres são a grande maioria e representam 67,5% dos inscritos. O percentual do público masculino é de 32,5%. Esse dado é extremamente representativo, pois mostra que as mulheres são mais propensas a atuar nos Conselhos de Direitos existentes.

O perfil eclesial do grupo também mostra que os leigos e leigas compõem a maior parte dos participantes e são 84% do total inscritos. A edição ainda recebeu as inscrições de 78 religiosas/os, 11 presbíteros, 05 diáconos, 02 candidatos a diaconato e 01 seminarista. Conta também a presença de pessoas de outras denominações religiosas, sendo que 02 deles são pastores evangélicos e uma mãe de santo, representante da religião de matriz africana, mostrando a pluralidade religiosa da turma.

Grande parte da turma já atua ou atuou como Conselheiro de Políticas Públicas nas esferas: municipal, estadual e até mesmo Nacional. Dentre os Conselhos existentes no país, os que tem mais número de atuantes são: o da Saúde, Assistência Social, da Defesa da Criança e do Adolescente, da Pessoa Idosa e o Conselho de Educação.

SOBRE OS OBJETIVOS DA CAPACITAÇÃO

A Coordenação do curso atua para que os participantes tornem-se agentes multiplicadores em suas respectivas dioceses e em suas localidades. A meta é que a capacitação atinja pelo menos um representante de cada Diocese do Brasil. Com essa edição, a conclusão dos participantes pode elevar o patamar de dioceses atendidas para 66%, representando um aumento de 37% das 2 edições anteriores.