CEFEP INICIA A 8ª TURMA DO CURSO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA

Diversos Papas exortaram, ao longo da história da Igreja, sobre a importância dos cristãos se envolverem na política; para Pio XI, São Paulo VI e Francisco “a Política é a melhor forma de fazer Caridade”. Sensibilizados por essa missão, teve início a 8ª edição do Curso de Fé e Política; o encontro reúne 46 lideranças de todo o Brasil no Centro Cultural Missionário, em Brasília. A formação começou no último dia 19 de janeiro, com a Eucaristia, e se estenderá até o dia 1º de fevereiro.

Como já aconteceu nas outras turmas, esse grupo, bem como a coordenação do CEFEP, foi sonhando, se articulando e se organizando desde o início das inscrições; ocorrido em setembro de 2019. Os participantes são homens e mulheres, jovens e adultos; que militam nas Escolas Locais de Fé e Política, ou Fé e Cidadania; nos Direitos Humanos; nas Pastorais Sociais; nos Movimentos Sociais; e no Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB).

A turma possui representantes de todas as regiões do país: são 10 da região Norte, entre eles dois indígenas; 12 do Nordeste; 04 do Centro Oeste; 12 do Sudeste; e 08 do Sul. Motivado pelo diálogo ecumênico, o CEFEP acolhe entre seus participantes 4 evangélicos da Igreja Batista de Coqueiral, parceira nosso de longa caminhada. Além de, esse ano, a edição ter paridade de gênero, possuindo 23 membros de ambos os sexos. A turma conta ainda com um diácono permanente.

O Curso de Fé e Política é divido em três etapas, duas presenciais, que acontecem em janeiro, e a terceira a distância. Nessa primeira etapa se estudará “Leitura da relação fé e política na Bíblia e nos Padres da Igreja”; “História da política e da Economia e as grandes etapas do capitalismo”; “Orientações para o EAD (Educação à distância)”; “Legislação Eleitoral do Brasil”; “O projeto dos Movimentos Sociais para o Brasil”; “Ensino Social da Igreja: princípios básicos e contexto histórico das Encíclicas Sociais”; “História da formação social, econômica, política e cultural do Brasil / Democracia”; “Projeto dos partidos políticos para o Brasil”; e, por fim, “Orientações para o TCC”.

Finalmente, agora, o sonho começa a se realizar, para algumas e alguns esse desejo foi acalentado por diversos anos. Eles já podem dizer que são “cefepianas” e “cefepianos”, pois fazem parte da família do CEFEP, que continua sempre crescendo e atuando nos quatro cantos do imenso Brasil.

Pe. Ernanne Pinheiro apresenta o CEFEP à 8ª Turma.
Alunas e alunos da 8ª Turma participam da Celebração Eucarística.
Coro da 8ª Turma anima Celebração Eucarística.
Dom Giovane Pereira Melo, bispo de Tocantinópolis e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e do CEFEP, se faz presente na 1ª Etapa presencial da 8ª Turma.
Ivo Lesbaupin assessora disciplina sobre os ciclos econômicos e políticos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *