Pular para o conteúdo
Início » CEFEP PARTICIPA DO 14° SEMINÁRIO COM OS BISPOS REFERENCIAIS DA COMISSÃO EPISCOPAL PARA O LAICATO DA CNBB

CEFEP PARTICIPA DO 14° SEMINÁRIO COM OS BISPOS REFERENCIAIS DA COMISSÃO EPISCOPAL PARA O LAICATO DA CNBB

O CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA “DOM HELDER CAMARA”, o CEFEP, esteve presente no 14° Seminário com os Bispos Referenciais da Comissão Episcopal para o Laicato da CNBB. A representação foi feita por seu presidente Dom Giovane Pereira de Melo que é também o presidente da Comissão para o Laicato, pelo Secretário Executivo, Padre Paulo Adolfo Simões e pela Coordenadora Pedagógica, Odete Rigoto.

Realizado nos dias 10 e 11 de agosto de modo virtual por conta da pandemia do COVID-19, o evento reuniu a Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato – CEPL, presidida por Dom Geovane. Contou com a participação dos bispos da CEPL, dos Bispos Referenciais para o Laicato e para as CEBs dos Regionais da CNBB, do Grupo de Reflexão – GR da Comissão, das lideranças do Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB, da Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP, das Comunidades Eclesiais de Base – CEBS e da sessão brasileira do Serviço de Comunhão – CHARIS, organismo que reúne todas as expressões da “Corrente de Graça” (Renovação Carismática Católica) e de representação das demais expressões laicais

Padre Paulo Adolfo teve a oportunidade de apresentar os trabalhos realizados pelo Centro no último ano e dos informes de futuras ações já planejadas para o próximo período.

MOMENTOS DE ASSESSORIA DO SEMINÁRIO

Além desses momentos de apresentação de cada entidade, o evento contou ainda com duas assessorias que nortearam as discussões realizadas no Seminário.

Na manhã do dia 14 de agosto, o Padre Dr. Agenor Brighenti, fez uma apresentação sobre o processo de escuta da 1ª Assembleia Eclesial da América e do Caribe. O tema trabalhado por ele foi: “ESCUTAR E AUSCULTAR A REALIDADE QUE NOS RODEIA”, onde ele pode demonstrar a importância dessa inciativa promovida pelo Papa Francisco.

Na manhã do dia 15 de agosto, a assessoria ficou por conta do Professor Dr. João Décio Passos – teólogo cristão leigo, professor da PUC de São Paulo e membro do GR da Comissão, que apresentou o resultado do documento denominado: “Parâmetros básicos para a formação do laicato”, que visa ser um subsídio de referência para a formação do laicato no Brasil. O documento é fruto de um longo trabalho realizado pela Comissão do Laicato da CNBB que agora torna realidade.