Pular para o conteúdo
Início » CEFEP presta homenagem aos seus fundadores

CEFEP presta homenagem aos seus fundadores

Cheios de gratidão, os cefepianos prestaram um tributo aos idealizadores do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Hélder Câmara”, CEFEP. Na ocasião, o Padre Ernanne Pinheiro, Fundador e Diretor do CEFEP por 14 anos, e o professor Geraldo Aguiar, Coordenador Pedagógico no mesmo período, receberam uma placa contendo a “Oração do CEFEP”. O agraciamento ocorreu no dia 23 de janeiro, no auditório 2 do Centro Cultural Missionário, CCM, em Brasília. A data foi propícia, pois estavam presentes os integrantes da 7ª Turma, que defendiam os trabalhos de conclusão de curso; e os alunos da 8ª Turma, que participavam da primeira etapa presencial da formação.

O Padre Ernanne Pinheiro é originário do clero de Limoeiro do Norte, Ceará. Ele colaborou no Seminário de Fortaleza, e na Ação Católica; foi um grande divulgador das conclusões do Concílio Vaticano II no Brasil. Após ser transferido para a Arquidiocese de Olinda e Recife, ele continuou a atuar na formação dos seminaristas; mais tarde o Arcebispo, Dom Helder Câmara, o nomeou para várias funções: Vigário Episcopal dos Leigos, Assistente da Ação Operária Católica e Coordenador de Pastoral, e, por fim, Diretor do Instituto de Teologia do Recife – ITER. Padre Ernanne veio para a CNBB em 1986 como assessor do Setor Leigos, nesse trabalho, teve a oportunidade de participar dos trabalhos do Sínodo sobre os Leigos acontecido no ano de 1987.

Geraldo Aguiar, natural da cidade de Lins, interior de São Paulo, tem Doutorado em Educação pela UniCamp. Ele é professor do Departamento de Educação da Universidade de Marília, São Paulo, além de ter sido presidente do Conselho Nacional dos Leigos do Brasil (CNLB) durante vários anos. Geraldo foi assessor do Setor Leigos da CNBB, e colaborou com o CEFEP desde o início da instituição: na coordenação pedagógica e no acompanhamento dos estudos.

O CEFEP nasceu em 2006 por iniciativa do Padre Ernanne Pinheiro, que encaminhou à CNBB um projeto de formação e conscientização de leigos na política. Na época, o Secretário Geral, hoje Arcebispo de São Paulo, Dom Odillo Pedro Scherer, ficou entusiasmado com o empreendimento. O Cardeal afirmou que conheceu uma instituição de Fé e Política na Itália, e que desejaria coisa igual no Brasil. Hoje o CEFEP acumula quinze anos de existência, com sete turmas formadas, e contribui grandemente para a atuação e engajamento dos cristãos na política institucional. Atualmente, o diretor do órgão é o Padre Paulo Adolfo Simões, e a Coordenadora Pedagógica é a leiga Odete Rigato Mioto.