Pular para o conteúdo
Início » CEFEP realiza etapa presencial da 7ª Edição da Formação Política para Cristãos Leigos

CEFEP realiza etapa presencial da 7ª Edição da Formação Política para Cristãos Leigos

O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza, de 20 de janeiro a 2 de fevereiro, a última etapa presencial da 7ª edição do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas 2018/2019.

Na primeira semana desta segunda etapa, os 38 alunos aprofundarão as disciplinas: Cidadania e direitos humanos; Leitura da relação fé e política a partir do concílio Vaticano 2º e de documentos das conferências episcopais latino-americanas. Na segunda semana, o curso continua com matérias mais práticas sobre cultura da paz, agroecologia, agricultura familiar, orçamento participativo e noções de bioética. Após esta etapa, os alunos ainda cursarão três disciplinas à distância e se prepararão para apresentar suas monografias no segundo semestre.

O bispo de caçador (SC) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, dom Severino Clasen, preside a missa de abertura, no dia 20 deste mês. A primeira etapa do curso, que contou com 45 participantes, foi realizada de 14 a 27 de janeiro de 2018.

De acordo com o padre José Ernanne Pinheiro, coordenador do Cefep, o objetivo da formação é fomentar no Brasil um pensamento social cristão à luz do Ensino Social da Igreja e dos valores evangélicos. O Cefep ainda pretende contribuir com a formação de lideranças na política, a partir de uma reflexão bíblica e teológica, das ciências sociais e da filosofia. Ele calcula que mais de 25 vereadores já passaram pela formação oferecida pelo Cefep.

Duração – São 360 horas, num curso de duração de um ano e meio. De 14 a 27 de janeiro de 2018 realizou-se a primeira etapa, com 15 dias de encontro presencial em Brasília (DF), totalizando 90 horas. Na sequência, foi realizada a parte à distância, promovida em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), com 180 horas. Esta última etapa presencial também é composta por 90 horas de estudo.

O Cefep é um serviço à formação política dos cristãos leigos e leigas, sob a presidência da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato. O centro possui três eixos: Curso Nacional de Formação Política, rede de assessores e articulação das Escolas Locais de Fé e Política.

Fonte CNBB