Pular para o conteúdo
Início » CEFEP REÚNE LIDERANÇAS DAS ESCOLAS LOCAIS PARA APRESENTAR O PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL

CEFEP REÚNE LIDERANÇAS DAS ESCOLAS LOCAIS PARA APRESENTAR O PACTO PELA VIDA E PELO BRASIL

O CEFEP reuniu no último dia 19 de maio, lideranças das Escolas locais de Fé e Política, Fé e Cidadania, Política e Cidadania para apresentar a Campanha do Pacto pela Vida e pelo Brasil promovido pelo Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB.

Lançada no final do ano de 2020 por iniciativa do Grupo de Trabalho escolhido pelo conselho deliberativo do CNLB, a Campanha visa ser um gesto concreto por parte dos cristãos e cristãs, leigos e leigas sobre o que vem acontecendo no Brasil, como a morte de tantas pessoas por conta do COVID-19, mortes essas que poderiam ser evitadas; a volta de milhões de pessoas e famílias ao “mapa da fome”, vítimas da miséria gerada pelo desemprego e pelo desmonte das políticas sociais.

A ORIGEM DO PACTO

O Pacto pela Vida e pelo Brasil, foi um documento conjunto lançado em abril de 2020, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, juntamente com A Associação Brasileira de Imprensa – ABI, a Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, a Academia Brasileira de Ciências – ABC, a Comissão Arns de Direitos Humanos, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC. Após seu lançamento, contou ainda com a adesão de mais de uma centena de entidades pelo Brasil.

Em julho de 2020, o Pacto acabou ganhando força, por conta de uma carta assinada por 152 Bispos do Brasil, intitulada de “Carta ao Povo de Deus”, onde numa atitude profética denunciavam as condições que o país se encontra, propondo na carta um estímulo ao diálogo e ação conjunta da sociedade

A Campanha do Pacto pela Vida e pelo Brasil do CNLB surgiu como uma resposta a uma consulta feita pela CNBB em agosto de 2020 aos Regionais e aos Organismos do Povo de Deus sobre o que poderia ser feito para a superação da crise em que nos encontramos.

O PACTO E SEUS OBJETIVOS

Após um amplo processo de discussão e planejamento, o Grupo de Trabalho (GT) do Pacto pela Vida e pelo Brasil do CNLB definiu como objetivo geral do Pacto, mobilizar o laicato católico para que tome consciência crítica da atual realidade brasileira e se mobilize para promover mudanças no cenário a partir do Pacto pela Vida e pelo Brasil, assinado pela CNBB.

Assumiram como seus objetivos específicos para a concretização da proposta acima, os seguintes pontos:

  1. Promover a formação do laicato nos temas que são campos de atuação do Pacto pela vida e pelo Brasil, para melhor compreensão da situação atual, em colaboração com as Comissões Nacionais do CNLB: fé e política, comunicação, colegiado nacional e presidência, entre outras.
  2. Gestar uma rede de mobilizadores e mobilizadoras em nível de cada Regional do CNLB para desenvolvimento de uma comunicação estratégica e para transformação social.
  3. Animar a criação de Comitês Populares em nível dos municípios e estados para contribuírem no despertar pacífico do povo brasileiro para que possamos mudar essa realidade de morte atual em condições de vida e dignidade de nosso povo.
  4. Contribuir com o GT da CNBB para o Pacto pela Vida e pelo Brasil.
  5.      Fortalecer a presença do CNLB e do laicato Brasileiro em espaços para construção de Unidade Nacional em torno de bandeiras de lutas comuns e que sejam assumidas por todos e todas.

CEFEP SE TORNA PARCEIRO DO PACTO

O CEFEP por meio de sua coordenação ampliada, assume o compromisso de colaborar no processo de divulgação e adesão a Campanha promovida pelo CNLB, colaborando no processo de cadastramento de multiplicadores do Pacto oriundos das Escolas locais de Fé e Política.

As bandeiras defendidas pelo Pacto pela Vida e pelo Brasil se concentram na defesa intransigente da vacinação e oxigênio para todos e todas, a defesa do SUS, o auxílio emergencial continuado e o apoio a investigação e responsabilização pelos responsáveis por crise sanitária no país.

A Campanha pretende alcançar a marca de um milhão de assinaturas que serão transformadas num documento e entregues as autoridades para sua devida apreciação.