CEFEP REUNE PRESENCIALMENTE COORDENAÇÃO DAS ESCOLAS DE FÉ E POLÍTICA E REDE DE ASSESSORES APÓS DOIS ANOS EM SEMINÁRIO NACIONAL

Após 2 anos, o CEFEP volta a realizar o seu tradicional Seminário Nacional das Escolas de Fé e Política e da Rede de Assessores de modo presencial. O evento aconteceu entre os dias 25 a 27 de março, na sede do Centro Cultural Missionário (CCM) em Brasília.

Por conta das restrições da pandemia do COVID-19, as edições de 2020 e 2021 foram realizadas de modo virtual. A edição desse ano também contou com a versão remota, já que partes do evento foram transmitidas ao vivo pelo canal do youtube do Centro, onde os participantes podiam fazer o uso da palavra, mesmo à distância.

O Seminário presencial contou com a participação de 50 pessoas, sendo metade composta por articuladores das Escolas locais e Regionais de Fé e Política, oriundas de várias regiões do país e a outra metade composta por pessoas que compõem a rede de assessores do CEFEP. Nessa edição, houve a participação de parte dos novos componentes que passam a integrar a rede de assessores.

A organização do evento procurou contemplar uma etapa formativa que contou com a assessoria partilhada entre Ivenise Santinon teóloga do grupo de reflexão da Comissão do Laicato, Celso Carias também teólogo da Comissão do Laicato e assessor nacional das CEBs e com Pe. Francisco Aquino Júnior professor de teologia na Universidade Católica de Fortaleza e da Universidade Católica de Pernambuco – UNICAP. O tema trabalhado foi: O papel das escolas/rede de assessores em tempos de necropolítica e de sinodalidade”.

A outra parte da programação foi dedicada para partilhas e também de avaliação das experiências locais e dos trabalhos realizados pelas escolas locais e regionais de Fé e Política, da Rede de Assessores e os trabalhos do próprio CEFEP. Essa etapa teve como dinâmica trabalhos em grupo e uma fase dedicada ao planejamento das futuras atividades a serem motivadas pelo Centro.

Também houve um momento de apresentação do projeto “Encantar a Política” desenvolvido pelo CEFEP e outros parceiros em vista da conscientização dos cristãos para o processo eleitoral de 2022. O projeto foi aprovado pelo Conselho Permanente da CNBB na semana passada e será recomendado pela instituição. Os participantes puderam conhecer com mais detalhes o projeto e apresentar sugestões ao mesmo sobretudo na metodologia de divulgação e formação.

O seminário contou com a presença de parceiros importantes do CEFEP como Sônia Oliveira, presidenta do CNLB, Robson Sávio diretor do NESP PUC Minas, Daniel Seidel, secretário executivo da CBJP. Presença marcante também foi a de dom Geovani Pereira de Melo, Bispo de Tocantinópolis (TO), Presidente da Comissão do Laicato da CNBB e do CEFEP. Dom Giovane participou integralmente do seminário dando contribuição dentro da metodologia proposta, sempre demonstrando conhecimento, apreço valorização do trabalho das escolas, rede de assessores e do próprio Centro.

Foi feita a apresentação de Francisco Timóteo que desde fevereiro bem contribuindo na secretaria do cefep como secretário executivo auxiliar.

Ao final do seminário, Pe. Paulo Adolfo, secretário executivo, fez os agradecimentos as representantes da coordenação ampliada que durante os três últimos anos contribuiu na caminhada do CEFEP, sobretudo na construção do Planejamento Estratégico para os anos de 2022 a 2025. Em seguida fez apresentação da nova coordenação executiva do CEFEP que substitui a equipe anterior, que conduziu os trabalhos do Centro nos últimos 3 anos.

Confira as fotos do evento acessando o link:
https://photos.app.goo.gl/5teGNGjxseVKSf6NA