Pular para o conteúdo
Início » CNBB realiza seminário em comemoração aos 70 anos da entidade

CNBB realiza seminário em comemoração aos 70 anos da entidade

Por Tales Faleiros, membro da Rede de Assessores do CEFEP

Entre os dias 26 a 28 de julho a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio do Instituto Nacional de Pastoral Padre Alberto Antoniazzi (INAPAZ), promoveu o ‘Seminário CNBB 70 anos’ em formato remoto, com diversos especialistas e convidados.

O objetivo do Seminário foi “recuperar elementos históricos da Conferência Episcopal, a fim de contribuir na renovação da sua auto-compreensão, no contexto comemorativo dos seus 70 anos, em vista do aprimoramento do seu serviço à Igreja no Brasil e sociedade” a partir de três perspectivas (ver, julgar e agir): flashes históricos, sínteses e perspectivas.

Foram trabalhados dois eixos temáticos: a contribuição da CNBB à ação evangelizadora da Igreja no Brasil analisando os assuntos internos das Comissões Episcopais e Regionais, trabalhos pastorais e orgânicos feitos em perspectiva sinodal. Também se tratou do processo de criação da entidade, da eclesiologia que lhe subjaz e da sua contribuição para os rumos da Igreja no Brasil com uma abordagem histórico-teológico-pastoral, enfocando a contribuição da Conferência na recepção do Concílio Vaticano II.

Ao longo do seminário os participantes tiveram contato com o registro histórico das mudanças que a instituição passou à medida do tempo, como mudança das práticas e organização da ação evangelizadora, mudança da sede da Conferência Episcopal do Rio de Janeiro para Brasília, adaptações aos avanços tecnológicos e novas práticas de gestão, por exemplo. Por fim, o seminário também foi uma oportunidade de se analisar o diálogo da Conferência com a sociedade, perpassando pelos aspectos político, social, institucional.

 

O evento foi prestigiado por diversas autoridades eclesiásticas da CNBB, professoras/es, presbíteros, religiosas/os, diáconos, cristãos leigos e leigas. Dentre os mediadores, painelistas e participantes estiveram Dom Walmor, Maria Clara Bingemer, José Geraldo de Souza Júnior, Pe. José Oscar Beozzo, professor Coppe, Chico Whitaker, Ministra Carmem Lúcia, Pe. Manoel Godoy, Carlos Moura, Dom Joel Portela Amado, Dra. Nizia, Ir. Marian, Ir. Rosita Milesi, Bispos, presbíteros, diáconos, religiosos e leigos. O secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara, pe. Paulo Adolfo participou no segundo dia e quando da discussão da coerência entre Fé e Vida, apresentou o link do hotsite do projeto Encantar a Política, onde se encontram o caderno e outros materiais como roteiros para Círculos Bíblicos, vídeos, notícias, podcasts – incluindo o A Política Melhor produzido pelo Regional Sul 2 da CNBB.

O seminário permitiu um olhar para a história e prospectivo diante dos desafios atuais. Dom Walmor mencionou em sua intervenção que eventos semelhantes podem ser organizados a cada 10 anos e no discernimento necessário para avançar na organização institucional pensando em outras Conferências (leigos, eclesial do Brasil) como possibilidades para futuro.

Como fruto do seminário será finalizada em breve uma publicação compilando os textos e materiais produzidos a ser disponibilizada ao público através das Edições CNBB.

Ainda será possível acompanhar um relato síntese compacto do evento realizado, pelo canal do youtube da CNBB, através do link:    https://youtu.be/Vdi0s-trcw8

Mais informações sobre o ano jubilar da CNBB podem ser encontradas no site https://cnbb.org.br/70anos