Pular para o conteúdo
Início » COMISSÃO SOCIOPOLÍTICA DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, REALIZADA ENCONTRO DIOCESANO

COMISSÃO SOCIOPOLÍTICA DA DIOCESE DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS, REALIZADA ENCONTRO DIOCESANO

A Comissão Sociopolítica da Diocese de São José dos Campos realizou no último dia 17 de julho o XXIII ENCONTRO DIOCESANO DE FÉ E COMPROMISSO POLÍTICO.

Pela primeira vez o Encontro foi realizado de forma virtual, em virtude da pandemia do COVID-19.

O tema desse ano foi: “ENCONTRO DE FRANCSCO E CLARA: construir novos caminhos” e contou com a assessoria de Eduardo Brasileiro, sociólogo, educador social, assessor do Instituto Cultiva e membro da equipe da Articulação Brasileira pela Economia de Francisco e Clara (ABEFC) e da Coordenação da 6ª Semana Social Brasileira.

O Encontro contou com a participação de cerca de 50 pessoas oriundas das várias regiões pastorais da Diocese e de pessoas de outros lugares do Brasil.

Os presentes puderam conhecer com mais detalhes a proposta da Economia de Francisco, idealizada pelo Papa, por meio de uma rica assessoria e também tiveram a oportunidade de, em grupo, expressar suas impressões acerca de uma pergunta norteadora que tinha como objetivo provocar uma reflexão sobre: Como nossa Pastoral, paróquia ou comunidade pode aderir a Economia de Francisco e Clara?

Os relatos dos grupos trouxeram sugestões de ações práticas que podem ser inseridas e criadas nas realidades locais onde cada participante atua. A ideia é que a medida em que as ações forem sendo implementadas, elas possam ser levadas para conhecimento da coordenação da iniciativa brasileira, para que ela apresente as mais relevantes no Encontro com o Papa Francisco que acontecerá na estação de outono europeu no ano de 2022.

SOBRE A COMISSÃO SOCIOPOLÍTICA

A Comissão Sociopolítica da Diocese, idealizadora do evento, é um serviço da Igreja local que atua no campo da formação e na realização de atividades que contemplam a dimensão sociotransformadora da fé. Entre os participantes da Comissão, constam alunos e ex-alunos do CEFEP.

A Diocese de São José dos Campos é uma estância eclesiástica da Província de Aparecida e congrega o Conselho Episcopal do Regional Sul 1 da CNBB. Completa esse ano 40 anos de fundação, tendo à frente o seu 4° Bispo Diocesano, Dom José Walmor César Teixeira, empossado no dia 17 de maio de 2014. Possui 46 paróquias em seu território e atende uma população estimada de 970 mil habitantes, segundo dados do IBGE, sendo 590 mil católicos.

 

Além da Comissão Sociopolítica, a Diocese conta ainda com a Escola de Política e Cidadania, que é a escola mais antiga em funcionamento no Estado de São Paulo e que completou, esse ano, 20 anos de existência. A Escola também faz parte da Rede de Escolas de Fé e Política do Brasil, articulada pelo CEFEP.

O evento também encontra-se disponível para exibição através do canal do Youtube da Diocese, através do link: