Pular para o conteúdo
Início » Rede de Assessores do CEFEP se reuniu no final de semana

Rede de Assessores do CEFEP se reuniu no final de semana

REDE DE ASSESSORES DO CEFEP SE REUNIU NO FINAL DE SEMANA

 

No último sábado, 11 de julho, a Rede de Assessores do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP/CNBB) esteve reunida, de 15:00 às 17:00 horas, online, para análise de conjuntura, com Maurício Abdalla e informes sobre as agendas do Centro em 2020, a cargo do padre Paulo Adolfo.

O tradicional Seminário Anual da Rede de Assessores e Articulação das Escolas de Fé e Política que aconteceria entre os dias 27 e 29 de março, na sede do CEFEP, em Brasília, não pode ser realizado este ano como era previsto. Em razão do isolamento social imposto para conter os riscos de contaminação pelo novo coronavírus (COVID-19) o seminário a princípio, foi adiado por tempo indeterminado, mas com o agravamento da pandemia acabou sendo suspenso e a solução foi uma reunião virtual dos assessores.

Embora a preferência seja sempre pelo calor fraterno dos encontros presenciais, a excepcionalidade do virtual não impactou na qualidade do seminário que foi, além de bem organizado e conduzido, bastante provocador de reflexões e ações para o campo de fé e política. O secretário executivo do CEFEP, padre Paulo Adolfo, recepcionou os assessores que se confraternizaram, à medida que entravam na sala virtual. Depois de anunciar a ordem dos trabalhos, padre Paulo passou a palavra ao ex-aluno da 1ª Turma e membro da coordenação ampliada do CEFEP, Fernando Barbosa que, ao violão, se encarregou da mística inicial, acompanhado da sua jovem filha, Letícia Ximenes, cantando “Seu nome é Jesus Cristo”, música de autoria do padre André Luna.

Após a mística, o secretario executivo do CEFEP retomou os trabalhos. Ele falou das realizações do Centro neste primeiro semestre de 2020, atualizou a todos sobre os projetos em andamento e anunciou as ações planejadas para o segundo semestre do ano. A coordenadora pedagógica, Odete Rigato, depois de fazer algumas comunicações pontuais e concluir os informes sobre o CEFEP, passou a palavra ao assessor, Maurício Abdalla. Em razão do curto espaço de tempo (apenas 30 minutos), Abdalla apresentou uma síntese da sua análise estratégica de conjuntura, Em busca da funda de Davi, que revela grande profundidade analítica e cuja leitura é recomendada. A partir da exposição da análise de conjuntura, Fernando Barbosa conduziu a intervenção de vários assessores participantes que, solicitados pelo próprio Maurício Abdalla fizeram pequenos acréscimos ao que foi apresentado. Ao final das intervenções, Abdalla concluiu sua apresentação e a palavra foi devolvida ao padre Paulo Adolfo que conduziu mais um momento de participação dos assessores que fizeram considerações e sugestões para encaminhamentos, sobretudo, com relação às eleições Municipais de 2020.

Além da presença de algo em torno de 90% dos atuais assessores do CEFEP, o encontro contou com a presença, sempre celebrada, do padre Ernanne Pinheiro e de Geraldo Aguiar. Dom Giovane Pereira de Melo, bispo de Tocantinópolis – TO, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato e do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP), também esteve presente e destacou o alto nível dos assessores e do encontro.

O encerramento da reunião ocorreu pontualmente às 17:00 horas, com os agradecimentos do secretário executivo do CEFEP, padre Paulo Adolfo e a benção final de Dom Giovane.

Por Eugênio Magno

Da Rede de Assessores do CEFEP