Pular para o conteúdo
Início » Escolas de Fé e Política da Igreja Batista se reúnem em Seminário no Recife/PE

Escolas de Fé e Política da Igreja Batista se reúnem em Seminário no Recife/PE

A Igreja Batista de Coqueiral com sede em Pernambuco, realizou entre os dias 03 a 05/02/2023, um Encontro Geral das Escolas de Fé e Política que são organizadas por ela na região nordeste do país. A iniciativa foi de reunir os estudantes das turmas 2021/2022 das Escola de Fé e Política Pe. Martin Luther King Júnior, a Escola dos Sertões de Fé e Política e a Escola de Fé e Política William Wilberforce, que fizeram toda a capacitação de forma remota por conta das restrições impostas pela COVID-19.

O Encontro realizado agora de forma presencial serviu como um momento celebrativo da última turma e também para abrir o calendário 2023 das atividades das Escolas de Fé e Política evangélicas.

A atividade aconteceu na Igreja Batista em Coqueiral – Recife/PE e contou com a participação dos cursistas da turma 2021/2022, de formandos e dos novos cursistas da turma 2023. Foram cerca de 60 pessoas residentes nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Sergipe. Para quem não conseguiu se fazer presente, a Igreja ofereceu a possibilidade de participação remota através da transmissão online do evento que foi gravado e que pode ser conferido por meio do link do Youtube:

A programação contou com a participação do Pastor José Marcos da Silva falando sobre a temática “E a Igreja se fez Povo: a experiência de uma Igreja comunitária”, de Nilton Leite Júnior, que também é membro da Coordenação Executiva do CEFEP, trabalhando a tema “E a Igreja se fez Poder: o desastre de uma Igreja palaciana”, e do Pasto. Carlinhos Queiroz que abordou o texto de Romanos, capítulos 12 e 13, trecho que ensina a não nos conformamos com este mundo cheio de desigualdades.

A programação contou ainda com uma visita a Comunidade do Sapo Nu, localizada na zona oeste do Recife, que é um território prioritário para a implantação de ações práticas das Escolas de Fé e Política, por conta do seu nível de vulnerabilidade social, principalmente ações relacionadas ao advocacy. O objetivo desta atividade foi realizar um levantamento das necessidades emergenciais da comunidade que possam ser acompanhadas pelos grupos de monitoramento de políticas públicas. Na visita também foram compartilhados os depoimentos de representantes do Projeto Rio Limpo, Cidade Saudável/Fórum Popular Rio Tejipio e do Projeto Fé Cidadã que realizam monitoramento de políticas públicas com base na metodologia desenvolvida pelas Escolas de Fé Política evangélicas.

A finalização do encontro contou com a celebração da Santa Ceia, a cerimonia dos Anéis de Tucum e a entrega dos cadernos do Projeto Encantar a Política.