Pular para o conteúdo
Início » Diocese de Votuporanga promove capacitação para conselheiros de Políticas Públicas

Diocese de Votuporanga promove capacitação para conselheiros de Políticas Públicas

Com os objetivos de contribuir para o fortalecimento dos conselhos de políticas públicas e formar agentes multiplicadores, a Diocese de Votuporanga realiza Capacitação Introdutória para Conselheiros e Conselheiras de Políticas Públicas. Essa é uma iniciativa da Assessoria Diocesana do Pilar Caridade juntamente com a Coordenação da Campanha da Fraternidade 2022, 6ª Semana Social Brasileira, Articulação Economia de Francisco e Clara e Pastoral Fé e Cidadania.

Os encontros são realizados na Paróquia São Cristóvão de Votuporanga-SP, aos sábados, com representantes das pastorais sociais, organizações da sociedade civil, associações de amigos de bairros, movimentos sociais, conselheiros de políticas públicas, lideranças paroquiais e comunitárias.

A capacitação teve o primeiro encontro realizado no dia 21 de maio com momentos de vivência de mística, assessoria temática, rodas de conversas e interação com participantes e assessoria. O tema abordado foi “Fundamentos de Fé e Cidadania – Doutrina Social da Igreja”.

Além desses, serão realizados outros encontros nas seguintes datas: 11 de junho com os temas: Ciclos de Políticas Públicas e incidência política e Noções básicas do ciclo orçamentário das políticas públicas. O terceiro encontro será em 13 de agosto onde serão abordados os temas: Os mecanismos da democracia participativa (Conselhos, fóruns, audiências públicas, entre outros) e direta (plebiscito, referendo, iniciativa popular) e Horizontes e perspectivas do desafio do controle das políticas públicas. No dia 10 de setembro o assunto abordado será: Economia de Francisco e Clara – Doutrina Social da Igreja. O encerramento da capacitação será em 12 de novembro: Os desafios da esfera pública para o cristão(ã) conselheiro (a) de direito.