Você está aqui: Página Inicial Divulgação MATERIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA SOBRE ECONOMIA SERÁ LANÇADO HOJE NO RIO

MATERIAL DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE ECUMÊNICA SOBRE ECONOMIA SERÁ LANÇADO HOJE NO RIO

por Pietra Soares última modificação 13/09/2009 16:55

 

CFE 2010Religiosos, economistas e políticos participam, hoje, às 15h, aos pés do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, do ato de lançamento do material da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2010 (CF-2010). Confirmaram presença o secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa; o presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil (Conic), pastor sinodal, Carlos Möller; a ex-ministra e senadora Maria Silva; o economista Paul Singer e o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Perly Cipriano.

 

A próxima Campanha vai discutir o tema “Economia” com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”, frase tirada do evangelho de São Mateus. Um texto-base com 80 páginas será o carro-chefe da discussão do tema. Produzido por peritos, o livro é dividido em três partes segundo o tradicional método Ver-Julgar-Agir, usado pela CNBB. Impresso pelas Edições CNBB o livro deve chegar às livrarias católicas ainda esta semana. Além do texto-base, serão apresentados ao público o cartaz, DVD, CD, adesivos, textos para reflexão com jovens, crianças e adolescentes, círculos bíblicos, cartilha.

 

Realizada pela Igreja Católica desde 1964, a Campanha de 2010 será ecumênica e está sob a responsabilidade do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs no Brasil. Esta é a terceira campanha realizada ecumenicamente. As outras duas aconteceram em 2000 e 2005. A abertura oficial da Campanha será na quarta-feira de cinzas do ano que vem, dia 17 de fevereiro.

 

“O objetivo da Campanha de 2010 é unir as Igrejas Cristãs e, principalmente a nossa sociedade, na promoção de uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e trazendo paz”, explica o secretário geral do Conic, reverendo Luiz Alberto, da Igreja Anglicana.

 

São cinco as Igrejas que compõem o Conic: Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia (ISO), Igreja Presbiteriana Unida (IPU).

 

Cerimônia

 

O presidente do Conic, pastor sinodal Carlos Möller, faz a abertura da cerimônia de lançamento do material da CF-2010 às 15h. Em seguida, o diretor executivo das Edições CNBB, padre Valdeir dos Santos Goulart apresenta os materiais de estudo e divulgação da Campanha.

 

O secretário geral do Conic, rev. Luiz Alberto, explicará os objetivos da próxima Campanha bem como o seu desenvolvimento ao longo de 2010.

 

As autoridades presentes também usarão da palavra. Em primeiro lugar, o subsecretário de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Secretária de Direitos Humanos da Presidência da República, Perly Cipriano. Após o subsecretário, usarão a palavra a ex-ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva, e o economista Paul Singer. A previsão é de que a cerimônia demore uma hora e meia.

Ações do documento