Você está aqui: Página Inicial Divulgação MEMBRO DA REDE DE ASSESSORES DO CEFEP DEFENDERÁ DISSERTAÇÃO DE DOUTORADO

MEMBRO DA REDE DE ASSESSORES DO CEFEP DEFENDERÁ DISSERTAÇÃO DE DOUTORADO

por Pietra Soares última modificação 25/02/2010 14:56
Padre Antonio Aparecido Alves é membro da Rede de Assessores do CEFEP e diretor da Escola de Política e Cidadania da Diocese de São José dos Campos - SP.

Quando: 11 de março de 2010

Onde: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Horário: 14h

Resumo:

ALVES, Antonio Aparecido; ANDRADE, Paulo Fernando Carneiro. Escolas de Formação Fé e Política. Um estudo teológico a partir do Ensino Social da Igreja e da Teologia latino-americana.

Rio de Janeiro, 2010, 248p. Tese de Doutorado – Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

 

As Escolas de Formação Fé e Política são uma feição contemporânea da formação política dos cristãos na Igreja do Brasil. Conhecer a origem desse novo modelo de formação, mapear essas escolas e socializar suas experiências têm grande relevância pastoral, sendo que neste trabalho são apresentadas treze escolas. A tese que se defende nesta pesquisa é a de que existe uma teologia subjacente a estas escolas e, por isto, seu objetivo principal é o de fazer um estudo teológico dos objetivos, programas e conteúdos de formação das escolas, tendo como parâmetro o Ensino Social da Igreja e a Teologia latino-americana. No que se refere ao Ensino Social da Igreja, será seguida a indicação da Evangelii Nuntiandi, tendo como base a Constituição Pastoral Gaudium et Spes e demais documentos da Doutrina Social da Igreja. No que tange a Teologia latino-americana, serão consideradas sua metodologia e sua reflexão teológica, bem como os modelos teológicos de relação Fé e Política engendrados por teólogos deste continente. A conclusão a que se chegou é que existem ênfases teológicas diversas, presentes nas Escolas de Formação Fé e Política.

Ações do documento