Você está aqui: Página Inicial Divulgação PARANÁ REALIZA 6ª JORNADA ARTÍSTICO-CULTURAL DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICAS

PARANÁ REALIZA 6ª JORNADA ARTÍSTICO-CULTURAL DE EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICAS

por Pietra Soares última modificação 16/11/2009 13:29

O Núcleo de Estudos em Educação e Relações Étnicas (NEERE) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) promoverá, no dia 19, a 6ª Jornada Científica e Artístico-Cultural de Educação e Relações Étnicas. A jornada está ligada à Semana da Consciência Negra, celebrada nacionalmente em memória do líder negro Zumbi dos Palmares, morto em 20 de novembro de 1695, data escolhida como Dia Nacional da Consciência Negra.

Com essa atividade, o NEERE pretende despertar a atenção da comunidade acadêmica para a temática das relações étnicas, que se apresenta com um desafio para a educação, principalmente no que diz respeito ao cumprimento da lei 10639/03 que criou as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

O tema escolhido para esse ano é “Conflitos Raciais e o Desafio da Igualdade”, e contará com a presença de Frei João Xerri, fundador do Grupo Solidário São Domingos, responsável pelo estreitamento dos vínculos entre o Brasil a África do Sul.

Na ocasião será lançado o livro “Agenda Latino-americana 2010”, organizado no Brasil sob responsabilidade de Frei João Xerri. O trabalho conta com a participação de nomes como José Saramago, Leonardo Boff, Frei Betto entre outros.

Fonte: CNBB

Ações do documento