Você está aqui: Página Inicial Divulgação PASTORAIS SOCIAIS DO SUB-REGIONAL SP2 DISCUTEM TEMA DA CF-2010

PASTORAIS SOCIAIS DO SUB-REGIONAL SP2 DISCUTEM TEMA DA CF-2010

por Pietra Soares última modificação 23/09/2009 14:28

Agentes das Pastorais Sociais do sub-regional SP2 [dioceses de Santos, Santo Amaro, Santo André, Mogi das Cruzes, Osasco, Guarulhos, Campo Limpo e São Miguel Paulista] da CNBB estiveram reunidos no sábado, 19, no Centro Pastoral da Catedral de Santos, para encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2010, que terá como tema "Fraternidade e Economia".

O encontro foi assessorado pelo bispo diocesano de Mogi das Cruzes, dom Airton José dos Santos, que motivou os participantes a discutirem estratégias para a CF-2010. "Podem dizer que não entendemos muito de Economia, mas entendemos muito de fraternidade e essa será nossa linha de ação para diminuirmos o fosso entre riqueza e pobreza. As campanhas da Fraternidade, ao longo dos anos, têm conseguido obter respostas favoráveis, através da conscientização e da mobilização da sociedade, em busca da justiça social", lembrou dom Airton.

Cada pastoral fez uma exposição sobre as atividades pastorais em sua diocese, ressaltando as dificuldades e possibilidades de intervenção nas questões sociais mais  urgentes.

Dom Airton explicou ainda que, em relação ao trabalho das Pastorais Sociais, "a proposta de trabalho da CNBB é a de maior articulação nos regionais e que use a metodologia de fóruns, onde cada pastoral seja responsável pelo processo. Temos de evitar a formação de estruturas que só oneram as dioceses", alertou.

Ao final do encontro, foram agendadas as reuniões para 2010: 8/5/2010 (em Guarulhos) e 18/9/2010 (Santo Amaro).

Estiveram presentes no encontro representantes da Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Menor, Pastoral da Sobriedade, Pastoral da AIDS, Cáritas, Pastoral da Criança, dentre outras.

Fonte: CNBB

Ações do documento