Você está aqui: Página Inicial Divulgação PADRE ERNANNE PINHEIRO LANÇA “MEMÓRIA E MISSÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA”, NA SEDE DA CNBB

PADRE ERNANNE PINHEIRO LANÇA “MEMÓRIA E MISSÃO: UMA EXPERIÊNCIA DE VIDA”, NA SEDE DA CNBB

por Pietra Soares última modificação 24/11/2009 08:59

 Padre Ernanne Pinheiro lança “Memória e Missão: uma experiência de vida”, na sede da CNBBNesta quarta-feira, 25, o assessor político da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre José Ernanne Pinheiro, 71, lança o seu livro “Memória e Missão: experiências de vida”. O evento acontece no auditório dom Helder Câmara, na sede da Conferência, em Brasília. Durante o ato, a partir das 19h, o autor falará sobre a trajetória de sua vida, autobiografada em livro.

 Publicado pelas Edições Paulinas, o livro de padre Ernanne conta toda a história de sua vida, desde as raízes familiares, passando pela vocação sacerdotal e ingresso no seminário menor de Limoeiro do Norte (CE), em 11 de fevereiro de 1950, até a fundação do Centro de Fé e Política Dom Helder Câmara (CEFEP) e assessoria política na CNBB.

 Na parte II da publicação (No Nordeste – Fortaleza e Recife, 1965 – 1986), um destaque para o período da ditadura militar do Brasil, no qual o autor viveu boa parte no Nordeste, mas também que lhe renderam algumas experiências daquele momento histórico no país. “Durante esses anos [...] - vivi momentos difíceis porque a situação era complexa tanto dentro da Igreja como no relacionamento com o governo militar. Vivíamos as interpelações do Concílio Vaticano II por uma renovação eclesial e nos deparávamos a cada dia com os obstáculos impostos pela ditadura”, relata no livro, padre Ernanne, que ressalta dois fatos: “Os militares invadem o Secretariado de Pastoral”, e “A prisão de Edval Nunes (Cajá, jovem que fazia parte da Pastoral Universitária e da Comissão de Justiça e Paz, na época).

As 314 páginas do livro do sacerdote também apresentam sua família, sua vida sacerdotal e datas marcantes da Igreja no Brasil, como é o caso dos 50 anos da CNBB; um anexo de suas publicações e palestras no final da obra, como também um espaço dedicado a algumas fotografias de momentos importantes de sua vida. A apresentação da obra é do arcebispo emérito de Brasília, o cardeal dom José Freire Falcão. “Ao relembrar as pessoas e os fatos que marcaram sua vida no passado, Padre Ernanne revela sua personalidade e não só o que foi, mas o que é”, escreve o cardeal.

Fonte: CNBB

Ações do documento