Você está aqui: Página Inicial Divulgação REGIONAL LESTE 2 LANÇA “PROJETO ESCOLA DA CIDADANIA” EM DIVERSAS CIDADES DE MG E ES

REGIONAL LESTE 2 LANÇA “PROJETO ESCOLA DA CIDADANIA” EM DIVERSAS CIDADES DE MG E ES

por Pietra Soares última modificação 21/10/2009 16:04

A Pastoral do Menor, do Regional Leste 2 da CNBB (Minas Gerais e Espírito Santo) está trabalhando para aumentar as ações de protagonismo entre crianças e adolescentes. A intervenção acontece através do Projeto Escola da Cidadania. Desta vez, os trabalhos serão feitos nas dioceses mineiras de Mariana, Teófilo Otoni, Governador Valadares e Itabira. As atividades já são realizadas nas dioceses de Divinópolis, Juiz e Fora e Montes Claros, em Minas Gerais, e em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo.

 Criado em 2005, na assembléia de adolescentes promovida pela Pastoral do Menor, a Escola da Cidadania valoriza e dá voz às iniciativas da população infanto-juvenil.  A partir de então, os protagonistas têm encontros periódicos, onde são discutidas as prioridades e definidas as atividades, em conexão com o contexto onde vivem, e que serão desenvolvidas nas próprias comunidades. Temas diversos fazem parte da agenda: controle social, conselhos, políticas públicas, direitos humanos, direitos das crianças e dos adolescentes, violência sexual, trabalho infantil, etc.

Maria Auxiliadora Costa, coordenadora da Pastoral no Leste 2, explica que os adolescentes na Escola da Cidadania tem uma ação concreta de ação cidadã nas dioceses e na vida da Igreja.

Fonte: CNBB

Ações do documento