Você está aqui: Página Inicial Divulgação TERCEIRA TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS

TERCEIRA TURMA DO CURSO DE FORMAÇÃO POLÍTICA PARA CRISTÃOS LEIGOS E LEIGAS

por Pietra Soares última modificação 02/02/2010 00:18

turma2010_trab_pedag_ernanne.jpgTerminou neste sábado, 30 de janeiro, em Brasília – DF, a primeira etapa presencial do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas. Participaram dessa etapa 56 pessoas de 20 Estados da Federação e do Distrito Federal, dos mais variados engajamentos pastorais e sociais. Todos/as buscavam uma coisa em comum: conhecer, trocar experiências e somar forças com aqueles/as que acreditam na “política  como uma forma sublime de exercer a caridade”, conforme afirmava o Papa Paulo VI. 

Foram 15 dias de trabalho intenso em que foram abordados temas como Fé e Política na Bíblia/Patrística; História da Política e da Economia: As  grandes etapas do capitalismo; História da Formação social, econômica, política e cultural do Brasil/AL – democracia; Legislação eleitoral; Projetos para o Brasil: partidos políticos; Projetos dos movimentos sociais; Ensino Social da Igreja: princípios básicos e contexto histórico. As noites foram reservadas para a apresentação das experiências das Escolas Locais de Fé e Política, além de debates e painéis com temas de maior relevância na conjuntura atual. Ao final de cada semana os participantes organizaram uma noite cultural apresentando traços peculiares de cada Região que se fazia presente.

2curso_dom_dimas2010.jpgNo penúltimo dia o Secretário Geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa visitou o curso e presidiu a celebração eucarística junto aos participantes. Em sua homilia agradeceu a presença de todos e pediu para que seguissem perseverantes na caminhada e que fossem multiplicadores da experiência vivida no CEFEP.

Já no último dia de Curso o sentimento que ficava era o de pertença a uma grande família “cefepiana” (assim os próprios participantes chamam aqueles e aquelas que integram essa rede), além do sentimento de saudade dos momentos vividos em Brasília.

O Curso não para por aí. Dia 22 de fevereiro terá início através de um ambiente virtual, o primeiro de seis módulos de disciplinas a distância (parte integrante do curso) em parceria com a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD) da PUC –Rio, instituição que emitirá os certificados de Extensão(para quem tem nível médio) e Especialização (para quem tem nível superior), ao final do Curso.

Nos meses de junho e julho, os participantes se reunirão em cada uma das cinco macro regiões para avaliar o primeiro semestre do ensino a distância além de aprofundar temas inerentes à realidade de cada grupo.

 foto_final_curso2010.jpg

Essa mesma turma voltará a se reunir em Brasília em janeiro de 2011 para mais quinze

dias presencias. Para concluir o curso cada participante deverá elaborar uma monografia com orientação específica a apresentá-la a uma banca examinadora composta pelo CEFEP e CCEAD –PUC /Rio.

 

Para visualizar as fotos do curso, clique aqui.

Ações do documento