Pular para o conteúdo
Início » Dom Helder está próximo de ser venerável

Dom Helder está próximo de ser venerável

O 18° Encontro Eucarístico Nacional encerrou-se no dia 15 de novembro, com a presença de cerca de 20 mil fiéis que participaram da missa realizada no marco zero, no centro de Recife. A multidão seguiu em procissão em direção a basílica de Nossa Senhora do Carmo, acompanhando o Santíssimo Sacramento.

A celebração foi presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido que aproveitou a ocasião para anunciar uma boa notícia para o Brasil. A Santa Sé validou juridicamente todos os documentos enviados a Roma solicitando a beatificação e canonização de Dom Helder Camara, um dos responsáveis pela criação da CNBB e que é o patrono do CEFEP.

Vencida essa etapa, Dom Helder Camara pode tornar-se venerável muito em breve. Seu processo, após vencida a etapa arquidiocesana, segue para a fase de análise do Dicastério para a Causa dos Santos em Roma.

O comunicado lido por Dom Fernando Saburido foi recebido do vice-postulador da causa da canonização, frei Jociel Gomes, recebeu dos fiéis, uma calorosa e efusiva salva de palmas pela boa notícia que coroou o encerramento deste importante evento da Igreja Católica no Brasil.

O texto completo do comunicado segue abaixo:

 

Exmo. e Revmo.
Dom Antônio Fernando Saburido, OSB

Comunico que foi emitido hoje, em Roma, o Decreto de Validade Jurídica do Processo de Dom Helder Camara, reconhecendo que todos os atos e toda documentação feitos na Arquidiocese foram aprovados pelo Dicastério das Causas dos Santos. Doravante, solicitaremos a nomeação de um Relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo “Venerável”.

Rezemos nessa intenção.

Roma, 15 de novembro de 2022.

Frei Jociel Gomes, OFMCap.
Vice-postulador