ESCOLA AREÓPAGO DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU INICIA AS ATIVIDADES

O ano de 2021 trouxe uma grande novidade para a Diocese de Foz do Iguaçu. Situada no Estado do Paraná, na chamada tríplice fronteira: Brasil, Paraguai e Argentina, a Diocese iniciou em março as atividades da ESCOLA AREÓPAGO.

O nome escolhido se inspirou da leitura das Sagradas Escrituras, especificamente do livro dos Ato dos Apóstolos, capítulo 17, versículos de 16 a 34.

A proposta é que a Escola se torne um espaço de formação permanente do laicato na Diocese.

LOGOTIPO OFICIAL
LOGOTIPO OFICIAL

SOBRE A DIOCESE

Criada em 1978 após o desmembramento da Diocese de Toledo/PR e compondo o Conselho Episcopal Regional Sul 2 (CONSER) da CNBB que abrange todo o Estado do Paraná, a Diocese de Foz do Iguaçu tem sua abrangência territorial formada por 14 municípios e 27 paróquias e atendendo uma população estimada de 455 mil habitantes, segundo estimativas do IBGE (2018).

Mapa da Diocese de Foz do Iguaçu
Mapa da Diocese de Foz do Iguaçu
ORIGEM DA ESCOLA

A partir do segundo semestre de 2019, com a chegada de Dom Sérgio de Deus Borges, o 4º Bispo de sua história, ganha um novo impulso o tema da “formação do laicato”.

O ânimo veio também por ocasião do Ano do Laicato, celebrado em 2018 na Igreja Católica no Brasil, onde o Documento 105 da CNBB foi amplamente estudado e aprofundado em toda a diocese.

Nasceu ali a ideia por parte do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) a nível diocesano, de se constituir uma Escola de Formação Permanente do Laicato e que após aprovada, se concretiza agora em 2021.

É importante destacar que a efetivação da Escola AREÓPAGO, também tem relação com a participação de João Paulo de Angelis, membro de sua coordenação, na 8º turma do curso de formação oferecido pelo CENTRO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA “DOM HELDER CAMARA”, o CEFEP.

Devido a essa participação, a instituição paranaense passou a integrar a Rede de Escolas de Fé e Política articuladas pelo CEFEP, que congrega experiências semelhantes realizadas em vários cantos do Brasil.

FOCO NA CAPACITAÇÃO DO LAICATO

Desde o início, o objetivo assumido pela Escola AREÓPAGO foi de capacitar cristãos leigos e leigas comprometidos/as com as causas sócio transformadoras a partir da identidade cristã católica e, mais precisamente, da Doutrina Social da Igreja.

O curso tem uma contribuição de R$ 40,00 e as inscrições permanecem abertas até a próxima aula, através do preenchimento do formulário:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeaANZs9RjImPUmPu50tLhIDgrJospzMkfwF16n-wMFRaTIig/viewform?usp=pp_url

METODOLOGIA UTILIZADA

O curso foi pensado para que aconteça encontros a nível diocesano, abrangendo todo o seu território, onde serão feitas de modo online através do uso de plataformas digitais.

Também consta na metodologia, a realização de etapas a nível paroquial, como forma de descentralização do curso.

As etapas paroquiais serão realizadas na forma presencial, com a utilização de palestras e apresentação de conteúdo, indicações de estudos e atividades em grupo. Esta etapa também servirá como oportunidade para se tirar dúvidas relativas ao curso.

A previsão é que as etapas tenham cerca de 3 horas de duração.

ENCONTROS REALIZADOS

A aula inaugural ocorreu no dia 20 de março desse ano e teve como tema: “A mística do Areópago. Por que e para que uma Escola de Formação Permanente para o Laicato”, pautando-se nas Diretrizes Gerais da CNBB (2019-2023), tendo como assessor o Bispo Diocesano.

No último dia 17 de abril aconteceu o segundo encontro tendo com o tema: “Identidade e Missão dos Cristãos Leigos e Leigas” assessorado por Dom Severino Clasen – OFM, Arcebispo Metropolitano de Maringá/PR, também no Estado do Paraná.

Dom Severino também será o assessor do próximo encontro que terá como tema: “História da redescoberta da Vocação e Missão do Leigo na Igreja”.

A programação conta com 8 módulos mensais e encerra-se em novembro. A partir da edição de junho, a temática se concentrará no estudo da Doutrina Social da Igreja.

A certificação será oferecida pela Diocese aos concluintes que obtiverem avaliação superior ou igual a 6 e terá validação acadêmica.  O diploma contará com a assinatura do Bispo Diocesano, do Presidente do CNLB-Diocesano e pelo seu assessor eclesiástico.

One thought on “ESCOLA AREÓPAGO DA DIOCESE DE FOZ DO IGUAÇU INICIA AS ATIVIDADES

  • 01/05/2021 em 18:47
    Permalink

    Curiosa pelo assunto, e apreensiva quanto a tanta informação

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *