Pular para o conteúdo
Início » ESCOLA DA DIOCESE DE CAXIAS DO SUL REALIZA A 3ª ETAPA DO CURSO DE FORMAÇÃO

ESCOLA DA DIOCESE DE CAXIAS DO SUL REALIZA A 3ª ETAPA DO CURSO DE FORMAÇÃO

A Escola de Formação, Fé, Política e Trabalho da Diocese de Caxias do Sul/RS realizou no último dia 15 de maio, a 3º etapa do seu curso anual destinado à lideranças religiosas e políticas: cristãos leigos e leigas, profissionais liberais, educadores e interessados em debater a relação entre conhecimento, ciência e religião.

Criada em 2004, a Escola Diocesana funciona através de uma parceria com a Universidade de Caxias do Sul, a Caritas Diocesana e o Instituto Humanitas Unisinos, através do IHU. Em 2021, a parceria com a Universidade foi ampliada devido à necessidade de contar com uma instituição que pudesse oferecer uma plataforma de educação a distância de forma permanente.

A Escola tem como objetivo principal, contribuir para a formação e articulação de lideranças nos vários âmbitos de atuação da realidade, gestando a criação de uma mentalidade nova, mais de acordo com o Ensino Social da Igreja, que permita um sentir e agir cristão comprometido e responsável pela construção de uma sociedade solidária, comprometida com a justiça social.

A Escola integra a Articulação das Escolas de Fé e Política, Fé e Cidadania, Cidadania e Política existentes no Brasil e que tem o CEFEP como entidade aglutinadora dessas iniciativas.

CONHECENDO UM POUCO MAIS SOBRE A DIOCESE

A Diocese de Caxias do Sul que fica no Estado do Rio Grande do Sul foi criada em 1934 pelo Papa Pio XI, tendo sido desmembrada da Arquidiocese de Porto Alegre e pertence ao Conselho Episcopal do Regional Sul III da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB. A região da Diocese conta com uma população aproximada de 572 mil habitantes, segundo dados do IBGE/2010, sendo que desse total, 78% professam a fé católica como sua religião oficial.

Sua abrangência territorial atual é formada pelos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Boa Vista do Sul, Cambará do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guabiju, Jaquirana, Monte Belo do Sul, Nova Araçá, Nova Bassano, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Paraí, Protásio Alves, São Francisco de Paula, São Jorge, São Marcos, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata, São Valentim do Sul e Imigrante.

Possui 73 paróquias, 1 Santuário Diocesano e cerca de 983comunidades.

SOBRE O CURSO DE 2021

A Escola funcionou até o ano de 2019 de forma presencial. Em 2020, por conta da pandemia do COVID-19, o curso sofreu mudanças que forçaram a direção da mesma a adotar a educação a distância realizada através de plataformas de ensino virtuais. O curso aconteceu nos meses de maio a dezembro de 2020.

Pelo segundo ano seguido, a formação acontece também de forma virtual e no último dia 15 de maio, realizou-se a 3ª etapa do curso e a questão do Trabalho Humano e da Economia Solidária, ambos pautados sob a luz da Doutrina Social da Igreja, foram os temas abordados nessa edição.

Os temas contaram com a assessoria do sociólogo Dr. André Langer, que é professor na Faculdade Vicentina e com a assessoria também da Doutora em Assistência Social Ana Maria Paim Camardelo, que é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Sociais da Universidade de Caxias do Sul.

O encontro teve a participação de 60 participantes e aconteceu no horário das 09:30 as 11:30 hs.

A próxima etapa está prevista para acontecer no dia 19 de junho e seguirá os mesmos moldes das etapas anteriores.

Abaixo podem ser conferida toda a grade de programação para o ano de 2021:

59 Escola de Formação Fé, Política e Trabalho – CARTAZ (1)