Pular para o conteúdo
Início » Escola de Fé e Cidadania da Prelazia de Itaituba no Pará conclui a formação da primeira turma

Escola de Fé e Cidadania da Prelazia de Itaituba no Pará conclui a formação da primeira turma

A Escola de Fé e Cidadania da Prelazia de Itaituba concluiu, com uma celebração de formatura, a formação da sua primeira turma. Iniciada em 2020, devido a pandemia, o curso foi interrompido e retomou suas atividades em 2021, com a programação de 6 módulos que começaram em agosto de 2021 e se encerraram no último mês de agosto de 2022.

O curso foi organizado para ocorrer a cada 2 meses, durante um final de semana. Nesse período os participantes se hospedavam na sede da Casa de Formação São José do Laranjal e trabalhavam um tema facilitado um assessor. A carga total de formação somou 90 horas de duração.

O modelo adotado para a Escola por meio da divisão em módulos foi uma estratégia bem interessante, devido a Escola estar localizada na região amazônica do país, local de distâncias colossais. Uma das formandas da Escola destacou:

Os temas trabalhados ao longo do curso foram:

1° módulo – Prática social libertadora do Povo de Deus: o projeto de Deus no antigo testamento

2° módulo – Doutrina Social da Igreja

3° módulo – Instâncias de participação popular nos diferentes níveis (organizações populares, – instrumentos de políticas públicas e instâncias da sociedade civil organizada

4° módulo – Amazônia: ecologia integral

5° módulo – Análise de Conjuntura

6° Espiritualidade: Mística de luta, do enfrentamento, mística da resistência. O que é ser líder hoje?

A Prelazia de Itaituba está localizada no estado do Pará e pertence ao Regional Norte 2 da CNBB. A prelazia é administrada pelo bispo prelado Frei Wilmar Santin O. Carm que tomou posse no dia 10 de abril de 2011. É composta por 8 paróquias e tem como padroeira Senhora Sant’Ana.

O Padre Paulo Adolfo Simões, secretário executivo do CEFEP foi convidado para assessorar o último módulo da Escola e participou da formatura da turma.