Escola de Fé e Política da diocese de Guarapuava tem nova coordenação

A Escola de Fé e Política (ESFEPOL) da diocese de Guarapuava realizou sua última reunião do ano no dia 30 de novembro. Na ocasião, houve a troca da Coordenação do Conselho da Escola local. José Lima da Silva, transmitiu o cargo à professora Edina Binde, da cidade de Turvo que dará sequência aos projetos e encaminhamentos do curso.

No próximo encontro, serão discutidos os seguintes pontos:

1 – A continuidade da parceria da Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro) com a diocese;

2 – Expansão e descentralização da abrangência das atividades do Decanato Centro para os Decanatos de Pitanga, Laranjeiras do Sul e Pinhão;

3 – Promover pesquisa junto ao clero para possibilitar maior participação dos agentes de pastoral;

4 – Intensificar a vinculação das atividades teóricas com a prática (participação em Conselhos paritários de Direitos, Grupos de Acompanhamento Legislativo, colaboração com a Campanha da Fraternidade), em sintonia com as novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora (Doc. 109 da CNBB) e com as prioridades da diocese definidas na Assembleia Diocesana. Tales Falleiros Lemos, presidente do Conselho Nacional dos Leigos do Brasil (CNLB), falou da importância de se estudar Fé e Política e inserir o aprendizado no dia a dia de cada pessoa. Ele contou ainda, que a ESFEPOL é referência em todo o Paraná, por apresentar um trabalho sério, preparando pessoas para que se insiram no cenário público com conhecimento e discernimento. “A ESFEPOL, é referência no Regional Sul 2 e colaborou no início da Escola da Diocese de Ponta Grossa, vinculada ao Conselho Nacional de Leigos do Brasil (CNLB) da diocese em 2017. Também participa ativamente da articulação nacional das Escolas locais de Fé e Política do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Hélder Câmara” – CEFEP que é vinculado à Comissão Nacional para o Laicato da CNBB e oferta, a cada dois anos, um curso de especialização em Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, certificado pela PUC-Rio. Diversos ex-alunos da diocese de Guarapuava participaram deste curso do CEFEP, inclusive, três alunos da ESFEPOL estão inscritos para participar da oitava Turma. Eles pleiteiam uma bolsa e precisarão de colaboração solidária para custear as passagens”, conclui Tales.

Diocese de Guarapuava – PR

Um comentário em “Escola de Fé e Política da diocese de Guarapuava tem nova coordenação

  • 05/12/2019 em 17:07
    Permalink

    Que bacana o CEFEP abrir espaço para a divulgação das atividades das Escolas de Fé e Política das dioceses. Que o trabalho de articulação inclua mais gente.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *