Escola de Fé e Política de Ji Paraná – RO realiza formação sobre Políticas Públicas

O secretário executivo do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP, um serviço da CNBB, Pe. Paulo Adolfo Simões, assessorou os trabalhos de formação da 3ª Etapa de Formação da 14ª Turma da Escola Diocesana Fé e Política de Ji-Paraná, com o Tema ”Políticas Públicas”. O encontro aconteceu nos dias 27 a 29 de Setembro, no Centro Diocesano de Formação em Ji-Paraná/RO

Participaram Coordenadores de Pastorais, Dirigentes Sindicais,  Educadores, Agricultores e Trabalhadores na Comunicação.

A formação iniciou dia 27,  sexta-feira, com uma Análise de Conjuntura tratando da situação atual do país e do mundo.

À partir do sábado foi abordado o  tema principal, “Políticas Públicas, noções básicas” que contou com a colaboração de Almiro Soares na elaboração do texto base e do documento de apresentação.

Foram tratados dos seguintes aspectos: Políticas Públicas, abordagem, conceituação; história e tipologia de Políticas Públicas; as conquistas Sociais na Constituição Federal – CF / 1988; planejamento governamental e orçamento público; prestação de contas; controle das Políticas Públicas; instrumentos jurídicos de representação; e outros conteúdos relacionados ao tema, como a Campanha da Fraternidade 2019 que trata das “Políticas Públicas” e tem como lema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1, 27).

No domingo, dia 29, pela manhã  Pe. Paulo Adolfo presidiu Eucaristia para o grupo em formação, encerrando os trabalhos neste dia

A avaliação dos alunos realizada de forma não identificada, foi considerada de alta qualidade, na elaboração, esclarecimentos; didática de fácil entendimento, compreensão e possibilitando a participação de todos.

Pe. Paulo Adolfo, deixou como recomendação para prática diária que o conteúdo aprendido seja vivenciado nos ambientes familiar, do trabalho e igreja de todas as pessoas presente. O trabalho conclusivo foi o de apresentar propostas concretas de como acompanhar as Políticas Públicas na região.

Além de participar desses eventos formais, a Coordenação local fez um rápido passeio nos pontos principais com o assessor, que também teve  oportunidade de visitar  a Igreja São Jose, onde está sepultado D. Antônio Possamai.

Fonte: Escola Diocesana Fé e Política de Ji-Paraná/RO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *