Pular para o conteúdo
Início » Escola de Fé e Política de Vitória/ES tem sua aula inaugural com apresentação do novo livro do CEFEP

Escola de Fé e Política de Vitória/ES tem sua aula inaugural com apresentação do novo livro do CEFEP

Em evento online, a Escola de Fé e Política “Dom Silvestre Luís Scandian” da Arquidiocese de Vitória/ES realiza a aula inaugural com apresentação da nova publicação do CEFEP: “Teologia da História e Ação Transformadora”.

A live, realizada no dia 7 de dezembro, reuniu alguns autores, como: o Pe. Francisco Aquino Jr (presbítero da Diocese de Juazeiro do Norte – CE), o teólogo Paulo Fernando Carneiro de Andrade e o filósofo Maurício Abdalla; todos eles, integrantes da Rede de Assessores do CEFEP. A mediação ficou a cargo do Pe. Vitor César Zile Noronha, coordenador da Escola de Fé e Política da Arquidiocese de Vitória.

Segundo o coordenador, a contribuição de todos os autores é demonstrar a íntima relação entre o Reino de Deus e a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Isto é, para o agir ético do cristão no mundo, é preciso reconhecer os princípios fundamentais da fé.

A live contou também com a participação do Secretário Executivo do CEFEP, Padre Paulo Adolfo Simões, que teve a oportunidade de fazer uma saudação especial a nova Escola e relatar os trabalhos que o CENTRO NACIONAL vem realizando ao longo desses anos.

 

Sobre a Escola de Fé e Política de Vitória/ES

 

A nova Escola pretende ser um espaço focado na formação de lideranças para fortalecer a atuação social da Igreja Católica no Espírito Santo.

De acordo com o coordenador pedagógico e professor de Filosofia da Universidade Federal do Estado (UFES), Maurício Abadalla:

“O foco são pessoas com engajamento em pastorais ou comunidades eclesiais de base, para promover formação política e consciência crítica. Não é uma escola para formar candidatos; é formar consciência crítica, para que a Igreja possa fazer o trabalho que sempre fez”,

A escolha do nome da nova escola teve como objetivo, homenagear o religioso capixaba, Dom Silvestre Luiz Scandian, falecido em 2019 e que foi Arcebispo de Vitória por 20 anos, entre 1984 e 2004, sucedendo a Dom João Batista da Mota e Albuquerque.

Apesar de estar localizada em Vitória, a ideia é que a Escola possa servir todo o território do Estado do Espírito Santo.