Pular para o conteúdo
Início » Escola de Fé e Política Padre Humberto Guidotti se prepara para iniciar atividades em 2021

Escola de Fé e Política Padre Humberto Guidotti se prepara para iniciar atividades em 2021

A Escola de Fé e Política Padre Humberto Guidotti, vinculada ao Regional Nordeste 5 da CNBB, inicia as atividades do ano de 2021 na próxima segunda-feira, dia 27 de abril.

As aulas acontecerão de forma online por conta das restrições da pandemia do COVID-19 e serão realizadas no período noturno entre o horário das 19hs às 20h30.

A periodicidade das aulas será mensal e as 3 primeiras datas já estão definidas. Elas acontecerão nos dias 27 de abril, 25 de maio e 22 de junho. Posteriormente serão divulgadas as novas datas e temas.

O curso visa capacitar pessoas comprometidas e engajadas a atuarem em suas comunidades e movimentos, tendo em vista a efetivação das Políticas Públicas e que queiram aprofundar a razão de sua militância na realidade para transformá-la a partir de sua fé.

A metodologia a ser utilizada, seguirá o método VER-JULGAR-AGIR E CELEBRAR. Dando fundamentação a essa iniciativa, a proposta é que em cada etapa do curso, seja realizado um estudo e aprofundamento bíblico, tendo como referência o uso do método da Leitura Popular da Bíblia (LPB) e que as disciplinas oferecidas, sejam refletidas a partir do Ensinamento Social da Igreja.

O curso terá as disciplinas: Análise de Conjuntura; Fé e Política na Bíblia; Doutrina Social da Igreja; Participação Política dos Cristãos(as); História da Formação Política do Maranhão; Controle Social, Perspectivas políticas para hoje e História Política do Brasil.

Por se tratar de ser uma Escola criada a partir da iniciativa da ação pastoral do Regional Nordeste 5 da CNBB, a coordenação da mesma definiu que cada diocese terá direito a indicação de 10 pessoas interessadas. Também ficou definido que cada Pastoral, Organismo ou Movimento organizado a nível Regional, terá direito a participação de 02 pessoas neste curso.

O Regional Nordeste 5 da CNBB, correspondente ao Estado do Maranhão, é composto pela Província Eclesiástica de São Luís e por mais 11 dioceses. Passou a existir a partir do ano de 1991, quando foi desvinculado do Regional Nordeste 4 (Estado do Piauí). Na imagem abaixo, podemos ver a divisão territorial da Província:

Ainda sobre a Escola de Fé e Política Padre Humberto Guidotti, as inscrições e informações sobre o curso, podem ser obtidas através do e-mail: cnbbma@cnbbne5.org ou pelo telefone (98) 9 9116-5638 que atende também através do uso do aplicativo de mensagens Whatsapp.