Escola de Fé e Política Padre Humberto Plummen dá início as atividades em 2021

A Escola de Fé e Política Padre Humberto Plummen deu início as atividades de seus cursos em 2021. A escola é organismo vinculado à Comissão Regional Pastoral para a Ação Sociotransformadora da CNBB Nordeste 2 e integra a Rede de Escolas de Fé e Política que se articulam junto ao Centro Nacional de Fé e Política “Dom Hélder Camara” (CEFEP),

Criado em 1964, o Regional Nordeste 2 da CNBB é composto pelas Províncias Eclesiásticas dos Estados de Alagoas, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco que juntos possuem 21 arqui/dioceses.

MAPA_REGIONAL_NORDESTE_2_DA_CNBB
MAPA DO REGIONAL NORDESTE 2 DA CNBB

Mostrando a força desse Regional, destaca-se a existência de 16 Escolas de Fé e Política na região, representando 76% de abrangência do território eclesial. São nessas Escolas que acontecem o primeiro nível da capacitação dos agentes das Pastorais no campo da Fé e da Política.

Concluída essa etapa, os formandos são convidados a ingressarem na fase regional da capacitação que é feita pela Escola de Fé e Política Padre Humberto Plummen.

Com 17 anos de existência completados no último dia 05 de março, a Escola Regional que tem como lema: a força do Evangelho a serviço da transformação social e na defesa dos direitos, vem atuando para poder atingir a totalidade de seu território. Dessa forma, ao longo dos últimos anos, ela vem contribuindo com a criação das instâncias diocesanas de capacitação (chamadas de Escolas Locais). São apenas 05 as dioceses que ainda não dispõem desse serviço no Regional.

O convite para a etapa Regional da capacitação não se limita às Escolas ligadas a estrutura eclesiástica da Igreja Católica. Por conta da abertura para a participação de pessoas pertencentes a outras expressões religiosas, a Escola Regional contribui no incentivo e suporte para a criação de Escolas de Fé e Política voltadas ao campo evangélico, contando inclusive com Escolas criadas em outros Estados do Nordeste. Já são 3 as Escolas (Recife/PE, Sertões/RN e Natal/RN) existentes no mesmo território atendido pela Escola Regional, todas elas ligadas a Igreja Batista de Coqueiral.

Folder do curso da turma 2021 da Escola de Fé e Política Padre Humberto PlummenA parceria com as escolas evangélicas permanece e possibilita que os cursistas formados por essas instituições possam cursar a etapa de capacitação promovida pela Escola de Fé e Política Padre Humberto Plummen.

Para 2021, a Escola iniciou as atividades no último dia 17 de abril oferecendo o curso de Mobilização, Políticas Públicas e Controle Social que será realizado inicialmente de modo virtual. Caso haja avanço da vacinação da população brasileira e diminuição dos casos de contaminação por conta da pandemia do COVID-19, a organização planeja realizar etapas presenciais da capacitação. Neste ano estão previstos a realização de 8 módulos da capacitação, que acontecerão entre os meses de abril a dezembro.

Outra boa notícia é que a Coordenação Ampliada da Escola Regional recebeu a inscrição de 03 pessoas advindas de dioceses que ainda não dispõem de Escolas locais de capacitação. Os indicados serão convidados após concluída a etapa da capacitação, a iniciarem o processo de criação de escolas em suas localidades.

A experiência da Escola Regional do Nordeste 2 da CNBB serviu de inspiração para a criação de outras iniciativas semelhantes como como a Escola de Fé e Política do Maranhão, do Ceará, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, todas elas ligadas aos respectivos Regionais da CNBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *