Pular para o conteúdo
Início » ESCOLAS DE FÉ E POLÍTICA DAS DIOCESES DE CAICÓ E MOSSORÓ NO RIO GRANDE DO NORTE REALIZAM CURSO DE FORMAÇÃO EM PARCERIA

ESCOLAS DE FÉ E POLÍTICA DAS DIOCESES DE CAICÓ E MOSSORÓ NO RIO GRANDE DO NORTE REALIZAM CURSO DE FORMAÇÃO EM PARCERIA

A Escola de Fé e Política Zilda Arns da Diocese de Caicó, no Rio Grande do Norte, realizou no último dia 17 de julho o 3° módulo do curso em 2021.

A Escola, que iniciou suas atividades desse ano no mês de abril, tem como programação a realização de 6 módulos ao longo do ano que acontecem até o mês de novembro.

Por conta da pandemia do COVID-19, o curso vem sendo realizado de forma online e, conforme a evolução da vacinação e a queda do número de casos da doença, há uma proposta do último encontro ser realizado de forma presencial onde se planeja a realização de uma atividade de confraternização da turma.

As aulas acontecem no período da tarde conforme calendário (10 de abril, 05 de junho, 17 de julho, 11 de setembro, 09 de outubro e 13 de novembro) e tem duração de 2 horas e 30 minutos. Em cada módulo são realizadas 2 assessorias e há um tempo destinado para discussões e debates acerca dos temas apresentados. O curso tem a duração total de 30 horas/aula.

Na proposta pedagógica da Escola a coordenação estabelece que os participantes produzam atividades intermódulos, como também apresentem um projeto de intervenção prática do conteúdo abordado. Para que o participante seja aprovado, exige-se a presença e participação de no mínimo 04 dos 06 módulos programados.

SOBRE O 3° MÓDULO

O 3° módulo da Escola teve como tema central “Bem Viver como alternativa de desenvolvimento: perspectivas ecológicas, políticas e sociais” e contou com as assessorias de Gildo Aquino, indígena do Povo Xucuru do Ororubá, da gestora ambiental Débora Salmana, da Vice Presidente e Secretária de Políticas Sociais da FETARN, Ana Aline Morais e da Assistente Social da Cáritas Diocesana de Caicó, Ozeane Albuquerque.

O módulo teve a participação de 57 pessoas e foi realizado em parceria com a Escola de Fé e Política “Anatália de Melo Alves”, da Diocese de Mossoró, que também fica no Rio Grande do Norte. Com exceção do 1° módulo, todos os demais serão realizados de forma conjunta entre as 2 Escolas. Ambas são vinculadas a Escola Regional Nordeste 2 da CNBB, Padre Humberto Plummen, e também fazem parte da articulação das Escolas de Fé e Política existentes no Brasil.

A Escola de Caicó, fundada em 2012, leva em seu nome e tem como patrona a Dra, Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança no Brasil, falecida num terremoto ocorrido no Haiti, onde realizava trabalho missionário naquele país.

Além desse tema, a Escola ofereceu no 1° e 2° módulos a discussão dos temas da Relação Fé e Política a partir da Doutrina Social da Igreja; da Formação Social e Política do Brasil e a História dos Movimentos Sociais.

Nos módulos seguintes estão programados a abordagem do tema do Estado e da Democracia; das Políticas Públicas e do Controle Social e a apresentação dos projetos de intervenção realizado no último módulo.

SOBRE A DIOCESE

A Diocese de Caicó/RN é uma circunscrição eclesiástica da Província de Natal/RN e pertence a Comissão Episcopal Regional Nordeste 2 da CNBB. Atualmente possui 30 paróquias, divididas em 3 regiões pastorais (foranias). Sua abrangência territorial compreende 23 municípios concentrados na região do Seridó Potiguar. Essa região possui aproximadamente 330 mil habitantes, estabelecidos nas cidades de: Caicó, Currais Novos, Parelhas, Jucurutu, Lagoa Nova, Jardim de Piranhas, Jardim do Seridó, Cerro Corá, Acari, Florânia, Carnaúba dos Dantas, Serra Negra do Norte, Cruzeta, São Vicente, São João do Sabugi, Equador, Tenente Laurentino Cruz, Ouro Branco, São José do Seridó, São Fernando, Santana do Seridó, Timbaúba dos Batistas, Ipueira.

A Diocese, criada em 1939 pelo Papa Pio XII, tem a frente o governo de Dom Antônio Carlos Cruz Santos, sendo ele o 7° sétimo Bispo desta Diocese. Sua nomeação foi realizada em 2014 pelo Papa Francisco. Dom Antônio é um grande incentivador da Escola, contribuindo inclusive no quadro de assessores da instituição. O primeiro módulo, realizado no dia 10 de abril teve a sua assessoria.