Pular para o conteúdo
Início » Escolas de Fé e Cidadania de Manaus – AM realizam Primeiro Seminário na área de Fé e Política

Escolas de Fé e Cidadania de Manaus – AM realizam Primeiro Seminário na área de Fé e Política

Reunir pessoas dos mais vários segmentos sociais, de faixas etárias diferentes, com perfis e experiências dos mais diversos possíveis para discutir e falar sobre Política é um hoje um grande desafio.

Essa foi à proposta e a iniciativa da Presidência do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB) – Regional Norte 1 e da coordenação das Escolas da Cidadania da cidade de Manaus/AM de reunir alunos, ex-alunos, membros de Pastorais Sociais, lideranças católicas dos vários setores da Arquidiocese, além de padres e religiosos/as que atuam ou tem interesse na área.

O evento, denominado “Seminário das Escolas da Cidadania” contou ainda com a participação de lideranças de outras regiões do Estado do Amazonas que foram conhecer a experiência de trabalhos dessas Escolas, para planejar futuras experiências como essa em outros lugares.

O objetivo principal do Encontro foi de oferecer aos participantes, a possibilidade de reunir pessoas interessadas no assunto, bem como aprofundar a conceituação do que vem a ser a relação Fé e Política e como ela acontece na prática cristã, sendo essa, portanto, uma oportunidade rica de valorizar a importância da formação numa área ainda pouco conhecida em nosso meio.

O evento serviu para demonstrar o trabalho que vem sendo realizado há alguns anos pelas Escolas da Cidadania que trabalham com essas formações, reunindo lideranças e o público atendido por essas escolas. Tendo como subtema: “A Escola que temos e a Escola que queremos” a iniciativa possibilitou a realização de um amplo processo avaliativo dos trabalhos desenvolvidos, enumerando os erros e acertos da caminhada até o momento.

Através dessa avaliação, os participantes foram convidados a participar de um processo de construção coletiva, tendo como proposta a elaboração e indicação de pistas para a projeção e o planejamento de ações futuras para o fortalecimento e continuidade das Escolas existentes. Entre os presentes foi amplo o apoio quanto à importância do trabalho realizado por essas instituições e a necessidade da ampliação dessas experiências.

Ao final do Encontro, os participantes chegaram a conclusão da necessidade da construção de uma rede de apoio que envolva a Coordenação atual e outras entidades parceiras, além da representação de outras lideranças que tem inserção nos mais diversos espaços sociais e religiosos, a fim de construir uma coordenação regional que cuide dessa iniciativa, dada a relevância quanto a extensão territorial do Estado e suas peculiaridades geográficas que dificultam consideravelmente o trabalhos a serem realizados na região.

Os organizadores do evento fizeram questão de realizar o Seminário, fazendo interlocução com o Centro Nacional de Fé e Política “Dom Hélder Câmara” (CEFEP),  que tem a responsabilidade de realizar a articulação das Escolas de Fé e Política espalhadas pelo Brasil, juntamente com a Comissão de Fé e Política do CNLB que tem como missão, a criação, apoio e fortalecimento dessas instituições nos Regionais onde o mesmo está inserido.

Coube ao CEFEP e a Comissão de Fé e Política do CNLB,  a condução das assessorias realizadas durante o Encontro, que contou com uma análise de conjuntura do cenário atual, uma palestra sobre a “gênese Fé e Política” e outra que tinha como proposta, relatar a experiência de outras escolas existentes pelo Brasil, demonstrando seu eixo de ação, suas finalidades, desafios enfrentados e oportunidades que as mesmas podem aproveitar para desenvolver com efetividade sua missão.

Os representantes e assessores das entidades foram Padre Paulo Adolfo, Secretário-Executivo do CEFEP e pelo leigo Luiz Henrique Ferfoglia Honório, representando o CNLB. Na oportunidade os mesmos falaram da importância da iniciativa e também do trabalho que cada entidade realiza, colocando as mesmas a disposição para darem suporte as Escolas locais que fazem com brilhantismo o trabalho naquela rica região do país.

 

Prof. Luiz Henrique Ferfoglia Honório, especialista em Fé e Política

Membro da Rede de Assessores do Centro Nacional de Fé e Política “Dom Hélder Câmara –(CEFEP),

Coordenador da Comissão Fé e Política do Conselho Nacional do Laicato do Brasil (CNLB),

Membro da coordenação da Escola de Política e Cidadania da Diocese de São José dos Campos/SP.

luizhfh@hotmail.com