Pular para o conteúdo
Início » Etapa presencial da 8ª Turma do Curso Nacional de Política para cristãos

Etapa presencial da 8ª Turma do Curso Nacional de Política para cristãos

Entre os dias 16 e 29 de janeiro de 2022, acontece, no Centro Cultural Missionário, em Brasília, a segunda etapa presencial, do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos, em sua oitava edição.

A 8° Turma, que começou com 48 cursistas, está recebendo para esta segunda etapa, outros 29. Com destaque para a presença significativa de alunos vindos, em sua grande maioria, das regiões Norte e Nordeste do país.

Enfatizamos que este oitavo grupo do CEFEP iniciou o curso em 2020, e deveria ter realizado esta etapa presencial, em janeiro de 2021; porém, devido a pandemia do COVID-19, a mesma foi cancelada e retomada somente agora.

Nestas duas semanas de estudos presenciais, os cursistas aprofundaram as seguintes disciplinas: Cidadania e Direitos Humanos, nos últimos 50 anos, e a contribuição da Igreja neste processo; Alternativas e protagonistas – experiências educativas; Orçamento participativo e controle social; Conselhos Municipais de Direitos ou paritários; O trabalho e a economia solidária; Agroecologia e a economia sustentável; Agricultura familiar; Cultura de paz contra a Violência; Leitura da relação: Fé e Política, no Vaticano II, nos documentos da Igreja na América Latina e no Brasil, bem como Relatos e análise de experiências de Escolas locais, de Fé e Política.

O curso é organizado e desenvolvido em parceria com a Coordenação Central de Educação à Distância (CCEAD) da PUC-Rio, e com a Comissão Episcopal Pastoral, para o Laicato da CNBB; e é válido como uma especialização e extensão universitária.

Tem duração de 1 ano e meio, com uma apresentação do trabalho de conclusão, que nesta edição, acontecerá no mês de março de 2022. Além das etapas presenciais, o curso também é realizado de forma online, com o aprofundamento de seis disciplinas no total.