Pular para o conteúdo
Início » Evento no Campus do IFMT de Confresa tem lançamento de livro de professor do CEFEP

Evento no Campus do IFMT de Confresa tem lançamento de livro de professor do CEFEP

EVENTO EM CONFRESA – MT, TEM LANÇAMENTO DE LIVRO DE PROFESSOR DO CURSO NACIONAL DE FÉ E POLÍTICA DO CEFEP, ANTÔNIO CANUTO

 

 

A III JENPEX – Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão na formação integral dos sujeitos na região Araguaia Xingu”, aconteceu entre os dias 30 de outubro a 01 de novembro de 2019, o IFMT Campus Confresa com a finalidade de criar um espaço/tempo para fortalecer e incentivar a prática da pesquisa, ensino e extensão, na temática formação integral dos sujeitos da região, por meio da socialização das experiências vivenciadas e dos resultados de estudos realizados no âmbito do IFMT Campus Confresa e por instituições externas.

No dia 1º de novembro, a convite do diretor do Campus, professor Giliard Brito de Freitas compus a mesa redonda com o reitor do IF MT, Prof.  Willian Silva de Paula e aluno egresso do campus, Kaime Silvestre Silva Oliveira, representante do Brasil na ONU. O tema para discussão foi “Políticas Públicas Educacionais voltadas para os Direitos Humanos e a construção de uma Cultura de Paz”. Tendo eu residido na região, em Canabrava do Norte MT entre 2011 e 2015, notei a qualidade do evento, o empenho dos professores e a atenção dos alunos, todos da região, em discutir um futuro melhor e mais saudável, fundamentado numa cultura de paz que respeite os Direitos Fundamentais da Pessoa Humana. De fato, há boas iniciativas acontecendo e há também pessoas, muitas!, que acreditam nessas iniciativas e numa nova cultura.

À tarde participei, ainda do Campus Confresa do IFMT, de uma sessão de lançamento de vários livros, inclusive com a participação do povo indígena tapirapé – Apyãwa, na língua deles. Dentre as obras apresentadas, destaco duas que tem como referência a Igreja da Prelazia de São Félix do Araguaia, liderada pelo bispo Pedro Casaldáliga, hoje com 92 anos.

Antônio Canuto, que é professor do Curso Nacional de Fé e Política do CEFEP, fez o lançamento do livro RESISTÊNCIA E LUTA CONQUISTAM TERRITRÓRIO NO ARAGUAIA MATO-GROSSENSE, editado pela editora Outras Expressões.  Tendo trabalhado por 18 anos na região do Araguaia, mais especificamente Santa Terezinha e Porto Alegre do Norte, como padre da congregação dos claretianos  e agente de pastoral da prelazia de São Félix, Canuto viveu, ele mesmo, a maior parte dos fatos que relata, e por  isso os descreve com realismo.  Como diz o professor Luiz Augusto Passos na apresentação do livro, repetindo São Paulo “…com sangue no coração”. Hoje, Canuto constituiu família e mora em Goiânia continuando como agente da Comissão Pastoral da Terra – CPT, pesquisa a ocupação do território do Araguaia mato-grossense e assessora cursos na área de agroecologia.

A obra traz uma descrição minuciosa e realista do processo de ocupação do território do Baixo Araguaia / Araguaia mato-grossense. A ocupação se deu primeiro pelos povos indígenas cuja chegada remonta a tempos imemoriais. Depois vieram os sertanejos e por fim as grandes empresas colonizadoras, em busca dos recursos financeiros fáceis e abundantes do governo militar que pretendia “ocupar” a Amazônia. A obra de Canuto organiza-se em uma ilustrativa Introdução e quatro capítulos. A introdução se intitula “O processo de ocupação da região Norte Araguaia”; o 1º capítulo: “Os povos indígenas”; 2º capítulo: “O Araguaia: caminho de penetração de não indígenas”; 3º capítulo: “Não indígenas ocupam território à partir das margens dos rios” e por fim, o 4º capítulo:  “As Colonizadoras”.

A segunda obra que quero destacar é da pedagoga Alessandra Pereira Carneiro Rodrigues, chegada a região mais recentemente. Alessandra publicou sua obra “Uma história da Cartilha do Araguaia “… ESTOU LENDO!!!”. Alessandra estuda a cartilha de alfabetização “… ESTOU LENDO!!!”, obra feita em mutirão, adaptando o método Paulo Freire à região do Araguaia. A cartilha foi construída por agentes de pastoral da prelazia de São Félix e professores atuantes na região. Seu período de vida foi de 1978 quando foi publicada pela primeira vez a 1989, quando se tem a última notícia de sua utilização publicada em periódico nacional.

Estas duas obras trazem à luz a história de lutas e resistência do povo do “Vale dos Esquecidos” – expressão cunhada pelo bispo Pedro Casaldáliga quando chegou à região no final dos nãos 60, devido a total ausência do estado. A Igreja Católica, através da ação da prelazia de São Félix, foi a facilitadora e a parceira desta luta levada a cabo por um povo bastante diversificado, mas unido no mesmo ideal, de fixar-se na região. Tal luta transformou o futuro do Baixo Araguaia que no pensar do governo militar estava destinado a ser constituída de mega latifúndios em uma terra que já abrigava povos indígenas renascidos como os Apyãwa e posseiros chegados de várias partes do país. Uma das fazendas da região, a famigerada Suiá Missu, chegou a ser o maior latifúndio do mundo. Hoje, no entanto, o agronegócio com grandes fazendas de soja, algodão e gado, de novo ameaça o meio ambiente e os pequenos proprietários e povos indígenas que habitam esse território. Animados pelo anúncio do “Vale das Oportunidades” – expressão usada pelo agronegócio em oposição ao “Vale dos Esquecidos”  de Pedro Casaldáliga, chegam também pequenos agricultores e pecuaristas sulistas que tentam abocanhar o seu quinhão dos altíssimos lucros do agronegócio no comércio internacional.

Quando escrevo esse pequeno texto estamos impactados pela notícia de que o governo Bolsonaro enviou ao Congresso um projeto de lei que extingue os municípios com menos de 5.000 habitantes, o que acaba com boa parte dos municípios da região do Araguaia e que suspendeu a proibição da cultura de cana de açúcar na região Amazônica.

Paulo Adolfo Simões

Padre da arquidiocese de Pouso Alegre MG e secretário executivo do CEFEP