Pular para o conteúdo
Início » Formação sobre Fé e Política em Juruena, diocese de Juína – MT

Formação sobre Fé e Política em Juruena, diocese de Juína – MT

Nos dias 31 de maio e 1º a 02 de Junho aconteceu em Juruena, diocese de Juína no estado do Mato Grosso o 2º Encontro de Fé e Política da paróquia local. A  convite do bispo diocesano Dom Neri José Tondello, o secretário executivo do CEFEP, Pe. Paulo Adolfo, conduziu a reflexão com um grupo de quarenta pessoas. Participaram lideranças paroquiais como Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e catequistas e também agentes do poder público local como secretários municipais, vereadores e o vice prefeito do município.

Alguns participantes relataram no passado já terem participado da Escola de Fé e Política da diocese de Ji Paraná – RO quando a região pertencia a esta diocese. Ji Paraná, por iniciativa de Dom Antônio Possamai foi a primeira diocese do Brasil a criar esse modelo de formação para os cristãos leigos e leigas.

A cidade de Juruena está localizada no noroeste do estado do Mato Grosso, distante 20 km ao rio com o mesmo nome. O município surgiu de um projeto de colonização que atraiu migrantes vindos do sul do país, sobretudo do Paraná. Os pioneiros chegaram à região em 1978 e dez anos mais tarde, em 1988, o município foi emancipado.

Nos primórdios a economia local foi a extração de madeira. Nos dias atuais a agropecuária continua sendo a principal fonte de renda para a maioria das famílias com destaque para a agricultura familiar. O manejo do gado de corte e leiteiro disputa espaço com o extrativismo vegetal e  a agricultura, inclusive de café.

Ao término da formação, o grupo construiu um projeto próprio que tem duas vertentes: a continuidade da formação de Fé e Política para os moradores da região e a criação de um conselho para acompanhar o governo municipal de maneira a oferecer-lhe sugestões de uma gestão cidadã. Esse projeto deverá ainda passar pelo Conselho Paroquial de Pastoral, pelo pároco e ser levado ao bispo diocesano para a aprovação.