Pular para o conteúdo
Início » Iniciativa do NESP, do CEFEP e entidades parceiras projetam curso preparatório para candidaturas em vista das eleições de 2022

Iniciativa do NESP, do CEFEP e entidades parceiras projetam curso preparatório para candidaturas em vista das eleições de 2022

O CEFEP juntamente com a Comissão do Laicato da CNBB, a Comissão Brasileira de Justiça e Paz – CBJP, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil – CNLB e do Núcleo dos Estudos Sociopolíticos da PUC/Minas – NESP, vem se reunindo desde o início do segundo semestre desse ano para lançar um novo curso voltado para planejamento de campanhas eleitorais em preparação para as eleições de 2022 e 2024.

As entidades pretendem desenvolver uma capacitação direcionada a lideranças comprometidas com os princípios do humanismo, da justiça social, da paz, da promoção da vida, do cuidado com a Casa Comum, guiados pela fraternidade e solidariedade universal. Tem como objetivo principal, desenvolver competências relativas ao planejamento e coordenação de campanhas eleitorais para os cargos aos parlamentos e executivos municipais, estaduais e a nível federal (câmara e senado). A proposta do curso é oferecer ferramentas que apoiem o posicionamento nas disputas, tendo em vista as limitações econômicas, sociais e geográficas as quais as lideranças estão submetidas.

PREVISÃO E FORMA DE INSCRIÇÃO

Previsto para começar no início de fevereiro de 2022, o curso tem como um de seus objetivos específicos, oferecer aos participantes a elaboração de programas de campanhas baseadas em análises de conjuntura, na definição do perfil do candidato, das suas motivações, da necessidade de construção de uma rede de apoio e de suas articulações e relações partidárias. Devido às restrições impostas pela pandemia da covid o curso será inteiramente remoto com a utilização da plataforma de ensino a distância e do suporte técnico da PUC/MG.  As inscrições já iniciaram e podem ser realizadas através do link: https://forms.office.com/r/D9K0Q3Azat

Terá carga horária total de 80 horas e contará com o apoio de mentores especialistas em sua área ao longo de todo o curso. É importante dizer que o curso não é oferecido apenas para candidatos aos cargos em disputa nas próximas eleições, mas também para lideranças que pretendem se envolver no planejamento de campanhas nas eleições do próximo ano ou mesmo nas eleições de 2024.

OBJETIVOS DO CURSO

A ideia dos organizadores é de que os cursistas possam desenvolver competências e habilidades que resultem na capacidade de planejamento e gestão de campanha, considerando a comunicação, os recursos humanos e financeiros, a infraestrutura/logística e os aspectos normativos legais exigidos nos pleitos. Outra preocupação do curso é que os cursistas adquiram a capacidade de inspirar-se nos princípios da Doutrina Social da Igreja na definição do Programa de Campanha e na fase de planejamento e gestão da mesma.

Os cursistas, ainda, terão oportunidade de participarem de atividades que desenvolvam a capacidade de síntese, de expressão oral, de concentração e de posicionamento crítico. Faz parte da proposta pedagógica que os interessados sejam estimulados no desenvolvimento das competências em situações reais e que a busca de soluções seja realizada através de partilhas de experiências, que servirá também para a criação de uma rede de lideranças.

O curso terá um custo de R$ 450,00 e o CEFEP está verificando a possibilidade de concessão de bolsas para futuros interessados a serem indicados pela Rede de Escolas de Fé e Política que tem relação com a entidade.