Pular para o conteúdo
Início » Núcleo de Formação de Fé, Política e Cidadania “Dom Amaury Castanho” da Diocese de Jundiaí inicia novo curso

Núcleo de Formação de Fé, Política e Cidadania “Dom Amaury Castanho” da Diocese de Jundiaí inicia novo curso

A 6º Semana Social Brasileira (SSB) é tema de estudo do novo curso promovido pelo Núcleo de Formação de Fé, Política e Cidadania “Dom Amaury Castanho”.

O Núcleo é uma iniciativa do Centro Diocesano de Formação para o Laicato da Diocese de Jundiaí.

A Diocese faz parte do Conselho Episcopal Regional Sul 1da CNBB, Regional que contempla todo o Estado de São Paulo. Seu território é formado por 11 municípios, possuindo em sua estrutura, 66 paróquias e atende a uma população estimada de 1 milhão de habitantes, sendo que 66% desse total, professam a fé católica.

Dom Amaury Castanho

Dom Amaury Castanho

O patrono do Núcleo “Dom Amaury Castanho” é uma homenagem ao 3º Bispo da Diocese que durante o tempo que ficou à frente da mesma (1996 a 2004), fundou dentre outras iniciativas o Centro Diocesano de Formação Social e Política que posteriormente deu origem ao Núcleo de formação que leva seu nome.

SOBRE A 6º SEMANA SOCIAL BRASILEIRA

Tendo como lema “A Igreja e a Sociedade: na perspectiva da 6º Semana Social Brasileira”, o novo curso oferecido pelo Núcleo tem como proposta oferecer aos participantes uma compreensão dos objetivos das Semanas Sociais Brasileiras.

Promovidas a partir de 1991 por iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, tendo como inspiração as iniciativas europeias semelhantes que visam indicar e estabelecer ações de promoção da dignidade da pessoa humana.

Em sua 6º edição, a iniciativa brasileira promovida pela CNBB em parceria com as Pastorais Sociais e os movimentos populares, definiu como tema central: “Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho”, inspirado a partir dos três “T” proclamados pelo Papa Francisco, quando de sua participação no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares com sua santidade.

Papa Francisco no 1º Encontro com os Movimentos Populares

Papa Francisco no 1º Encontro com os Movimentos Populares

O Núcleo de Formação de Fé, Política e Cidadania “Dom Amaury Castanho” pretende dar continuidade nos processos formativos, mantendo como proposta, as reflexões indicadas para a 6ª Semana Social Brasileira.

SOBRE O NOVO CURSO

O curso atual será realizado em 4 encontros a serem realizados no mês de maio de 2021, sempre às quartas-feiras. A primeira aula do curso aconteceu ontem, dia 05 de maio e contou com a assessoria de Eduardo Brasileiro, que faz parte da coordenação nacional da SSB.

Os temas a serem abordados serão:

1º AULA: Uma semana que inspira mudanças

2º AULA: Fundamentos bíblicos-teológicos das Semanas Sociais Brasileiras

3º AULA: “Teto para quem?”

4º AULA: A terra e o trabalho: dom de Deus para o homem

A capacitação é gratuita, porém aqueles que desejarem e puderem, podem realizar uma contribuição de qualquer valor a coordenação do Núcleo.

Por conta da pandemia, as aulas serão realizadas de forma online, no período das 19:30 as 21:30 hs.

Inscrições e dúvidas, podem ser feitas pelo e-mail: dolaineresantos@gmail.com

É importante destacar também que o Núcleo faz parte da Rede que congrega as Escolas de Fé e Política existentes no Brasil articuladas pelo Centro Nacional de Fé e Política “Dom Helder Camara”, o CEFEP.