O problema hermenêutico do ensino social

O problema hemenêutico do ensino social

O Capítulo I nos informou sobre o ensino social, seu alcance e suas fontes. Agora vamos aprofundar o sentido da interpretação; entramos no problema hermenêutico.

A palavra hermenêutico vem do verbo “hermeneuein” que significa interpretar, quer dizer, expressar as idéias através de palavras, traduzir para quem desconhece o idioma em que foram originalmente expressas as idéias, ou, finalmente, explicitar o sentido obscuro por outro mais claro, dentro de um mesmo idioma. Estes três aspectos da interpretação pertencem a uma experiência humana geral. Seu estudo mais científico forma um ramo da ciência moderna, especialmente no campo da filosofia e da teologia.

A importância para a interpretação para a fé cristã vem do fato de a revelação estar contida nas Sagradas Escrituras. Daí o papel que tinham os “escribas” no Antigo Testamento, e o perigo de uma interpretação errônea que conduz a uma religião legalistas de meras observâncias exteriores. Os profetas, e particularmente os escritos do Novo Testamento reagem contra esse esvaziamento da fé bíblica.

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