Pular para o conteúdo
Início » Os cristãos leigos no mundo da política – À luz do Concílio Vaticano II

Os cristãos leigos no mundo da política – À luz do Concílio Vaticano II

  • por

Editora Vozes, 2013

Apresentamos com alegria mais uma publicação do Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara (Cefep). O compromisso cidadão para a consolidação da democracia se torna cada vez mais urgente diante da desafiante realidade do mundo em transformação acelerada. Os cristãos bem formados, à luz de sólidos critérios éticos, iluminados pela mensagem das bem-aventuranças, não podem se furtar de oferecer uma contribuição especial neste período de transição civilizacional.

“O testemunho cristão ‘vai aos ossos, ao coração, dentro de nós e nos transforma’, lembra o Papa Francisco em suas homilias, e acrescenta: “Quando um cristão não encontra dificuldades na vida – achando que tudo está indo bem, que tudo é lindo – significa que alguma coisa está errada”.

Para ele, conformar-se, acomodar-se não condiz com o batismo cristão. Ao contrário, a Igreja propõe que seus filhos cresçam na fé e se insiram no mundo transformando-o corajosamente. Diz o Papa: “Quando fizermos isto, a Igreja se transforma em uma mãe que cria filhos, filhos que levam a mensagem. Mas, quando não fazemos, a Igreja não se transforma em uma mãe, mas em uma babá (…) Temos que pensar no batismo e em nossa responsabilidade de batizados”.

Essa obra é escrita por assessores do CEFEP e ex-alunos do Curso de Formação Política para Cristãos Leigos e Leigas, oferecido pelo Centro Nacional de Fé e Política, em parceria com a Coordenação Central de Educação a Distância (CCEAD/PUC-Rio).