Pular para o conteúdo
Início » Padre Agenor Briguenthi faz Análise De Conjuntura em Seminário da Comissão para o Laicato

Padre Agenor Briguenthi faz Análise De Conjuntura em Seminário da Comissão para o Laicato

O 14° Seminário promovido pela Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato com os Bispos Referencias das CEB’s e do Laicato da CNBB teve em sua programação, uma análise de conjuntura eclesial e social realizada pelo Padre Agenor Brigenthi.

Pe. Agenor é doutor em Ciências Teológicas e Religiosas na Universidade Católica de Louvai, na Bélgica, professor de Teologia do Instituto Teológico de Santa Catarina (ITESC) e recém nomeado, membro da Comissão Teológica do próximo Sínodo dos Bispos.

Padre Agenor, concentrou sua análise se inspirando no tema: “ESCUTAR E AUSCUTAR A REALIDADE QUE NOS RODEIA”.  Em sua fala, trouxe como reflexão a importância da 1° Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, processo que contribuirá para o próximo Sínodo dos Bispos que terá como tema central, a questão da Sinodalidade.

Para ele, a efetivação de uma verdadeira Sinodalidade só é possível, quando se exercita o princípio da subsidiariedade, sendo essa uma condição essencial para a vivência da instância do serviço e não do controle.

Apesar da importância e da necessidade da implantação de tal medida pela Igreja, o professor alerta das dificuldades de se colocar em prática tal medida, já que a Sinodalidade toca nas relações de igualdade e autoridade, exigindo assim um profunda mudança nas estruturas da Igreja em todos os níveis, começando pelo Vaticano até chegar nas paróquias e suas comunidades.

Sua reflexão também fala do processo de crise civilizacional, como também da instituição eclesial e do modelo pastoral ao qual nossas comunidades estão inseridas.

A integra do artigo que ele escreveu para subsidiar sua participação no Seminário, pode ser conferido no link abaixo:

 

14o. Seminário – CEBs e Laicato