Realizado, em Caetité, I Encontro da Escola Fé e Política

Nos os dias 16 e 17 de fevereiro, o Conselho Diocesano de Leigos e Leigas da Diocese de Caetité realizou o I Encontro de Formação Fé e Política deste ano, com a participação de 15 paróquias. O encontro, realizado no Centro de Treinamento de Líderes (CTL), em Caetité, teve assessoria do Frei Gilvander Luís Moreira, da Comissão Pastoral da Terra (CPT), de Belo Horizonte. No encontro foi implantada a “Escola de Fé e Política Vilson de Jesus Silva”.

Na pauta, atividades de formação e capacitação sociopolíticas dirigidas a agentes pastorais e lideranças comunitárias e cristãs à luz dos fundamentos bíblicos; a relação íntima entre fé e política, a dimensão social da fé cristã; a analogia entre fé e política; o compromisso cristão diante das injustiças e violências; a opção pelos pobres e de classe, dentre outros aspectos essenciais às bases bíblicas da fé e política.

O Frei Gilvander falou sobre a consolidação de ações e de lutas concretas a partir da formação crítica para fortalecer ações sociais transformadoras. “A Bíblia, se interpretada com sensatez e a partir dos pobres e injustiçados, promove a educação para a vivência profética, o que passa necessariamente por construir uma convivência humana e ecológica onde o bem comum seja um princípio básico a ser seguido”, disse o Frei.

“Os grandes desafios da realidade social, eclesial e eclesiástica para as pessoas cristãs que se engajam nas lutas sociais e na construção de uma sociedade justa, solidária, ecumênica e sustentável, – também construção de uma igreja Povo de Deus -, me fazem recordar também os desafios de muitos profetas e profetisas da Bíblia e de suas profecias”, completou.

Nos dois dias de encontro houve discussões sobre a realidade sociopolítica e eclesial com fundamentação bíblica. O pontificado do Papa Francisco também foi abordado. O encontro foi encerrado com a realização de uma mesa de análise de conjuntura, com a participação 46 representantes de diversos segmentos sociais.

Fonte Diocese de Catité

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *