Você está aqui: Página Inicial Seminário do CELAM sobre a formação política dos cristãos leigos e leigas

Seminário do CELAM sobre a formação política dos cristãos leigos e leigas

por Pietra Soares última modificação 06/06/2017 10:41

ppp

 

A Escola Social  do Centro Bíblico e teológico - pastoral da América Latina - CELAM (Cebitepal) realizou, nos dias 01 e 02 de junho, em Bogotá/Colômbia, um Seminário para um grupo de Instituições que trabalham com Formação Política.

 O Seminário tratou de assuntos abordados pelo Papa Francisco, como a Política na vida dos Cristãos e a importante tarefa de Formação que a Igreja deve oferecer. O Seminário buscou, também, a elaboração de um projeto de articulação entre os centros de formação política para os cristãos da América Latina. Refletiu sobre a criação de uma Escola Social para formar cristãos leigos para a política e qual o “plus” que esta Escola pode oferecer ao que existe nesse campo no Continente.

 Foram apresentadas experiências da Argentina, Chile, México e Brasil.A CNBB é a única conferência que já tem um Centro específico para responder a este objetivo, o CEFEP. Também foram apresentadas no Seminário três reflexões para o grupo sobre: a) O Papa Francisco e a importância da Política; b) O que dizem as ciências da complexidade sobre a política; c) Chaves para entender os processos históricos. O Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara(CEFEP) participou do Seminário, com a representação do secretário executivo,  Pe.Ernanne Pinheiro.

 

 

 

 

 

Ações do documento