Pular para o conteúdo
Início » Seminário Nacional da rede de Assessores e das Escolas locais aconteceu em Brasília de 22 a 24 de Março

Seminário Nacional da rede de Assessores e das Escolas locais aconteceu em Brasília de 22 a 24 de Março

Entre os dias 22 e 24 de março, o Centro Nacional de Fé e Política Dom Helder Câmara – CEFEP realizou em Brasília- DF o Seminário Anual da Rede de Assessores e Articulação das Escolas. A ocasião reuniu 60 participantes de todas as regiões do país para refletir sobre Idolatria e Meio Ambiente, buscando caminhos de enfrentamento ao sistema que está posto e que explora e mata a vida das pessoas e do planeta.

No primeiro dia reuniu-se a rede de Assessores. Paulo Fernando C. Andrade, da PUC Rio refletiu sobre os Novos Paradigmas na Doutrina Social da Igreja e o Brasil Hoje” e foram feitos encaminhamentos sobre a próxima publicação do CEFEP.

 

O difícil cenário de crises e desmonte dos direitos sociais que vivemos foi iluminado com a análise de conjuntura feita por Robson Sávio, que dentre outras coisas pontuou como sinais de esperança o crescimento dos movimentos identitários, a construção de redes de comunicação alternativas, e o fortalecimento das bases. Roberto Malvezzi (Gogó) refletiu sobre o tema central, Idolatria e Meio Ambiente, nos inspirando a uma conversão ecológica.
Em plenárias distintas rede de assessores e representantes das escolas partilharam suas experiências e refletiram sobre o papel do Centro diante de tantos desafios. A rede de assessores se comprometeu na construção do novo livro “Teologia do Reino – Teologia da História”, e na produção de materiais para serem multiplicados nas escolas locais. A Escolas locais reforçaram a necessidade de dar visibilidade as experiências exitosas das bases, promovendo em suas etapas formativas imersões nestas realidades. A noite do sábado foi marcada pelo lançamento dos livros “Religião, Política e Transformação Social: Experiências de Fé” e “Papa Francisco com os Movimentos Populares”.

Padre Paulo Adolfo foi apresentado como novo secretário executivo do CEFEP, tendo também na equipe Odete e Izalene. Uma coordenação ampliada foi composta por um representante de cada macro região e dois comunicadores. Fruto deste seminário leigos e leigas encaminharam uma carta aos Bispos do Brasil com um fraterno pedido ao trabalho conjunto na defesa do povo brasileiro, sobretudo os mais pobres.

O seminário chegou ao fim com um lindo momento de agradecimento a Geraldo e ao Pe. Ernane por toda a sua paixão e dedicação ao CEFEP, por toda vida e conhecimentos partilhados e pela família construída em torno do projeto de fortalecer as lideranças comunitárias para ocuparem os espaços de debate e luta por justiça social.
Que possamos caminhar sempre juntos na construção deste sonho.
Francielly Falcão