Você está aqui: Página Inicial Sínodo: respostas dos jovens ao questionário online começam a ser estudadas

Sínodo: respostas dos jovens ao questionário online começam a ser estudadas

por Pietra Soares última modificação 24/11/2017 16:38

Ocorreu nos dias 16 e 17 de novembro passados a terceira reunião do XIV Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos, presidida pelo Papa Francisco. Os trabalhos – informou uma nota da Sala de Imprensa vaticana – começaram com o discurso do secretário-geral, cardeal Lorenzo Baldisseri, que agradeceu o pontífice pela sua presença e também por ter convocado a Assembleia Especial para a Região Panamazônica, que ocorrerá em outubro de 2019.

A reportagem é do sítio Vatican Insider, 21-11-2017. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Depois, Baldisseri deu as boas-vindas a todos os participantes da reunião e delineou o caminho percorrido desde a convocação da XV Assembleia Geral Ordinária até hoje, detendo-se sobre o Documento Preparatório e o Questionário dirigido aos órgãos de direito, sobre a abertura de um portal online com um Questionário ad hoc para os jovens, sobre a ativação de canais especiais nas redes sociais digitais e sobre o Seminário Internacional sobre a Condição Juvenil, de setembro passado.

Após o discurso do secretário-geral, discutiu-se sobre os critérios de elaboração do Instrumentum laboris, de modo que todas as diversas contribuições da fase de consulta ainda em curso possam nele confluir. Foram feitas algumas comunicações sobre os trabalhos do referido Seminário Internacional e, também, informou-se sobre as respostas ao questionário do documento preparatório até agora recebidas, assim como sobre os primeiros dados estatísticos relativos ao questionário online que ainda está aberto. A esse respeito, decidiu-se deixá-lo na rede até o dia 31 de dezembro de 2017.

Entre as atividades programadas, foi dada uma atenção especial à reunião pré-sinodal de jovens, convocada para Roma pelo papa de 19 a 24 de março de 2018. A esse respeito, além dos jovens que serão convidados para o encontro, foi aprovada a proposta de ampliar a sua participação através das redes sociais digitais.

Por fim, os membros do Conselho Ordinário debateram sobre o tema da revisão normativa do Sínodo dos Bispos. A esse propósito, Mons. Fabio Fabene, subsecretário do Sínodo, fez a respectiva palestra que ilustrou o trabalho da Secretaria-Geral, com uma frutuosa troca de opiniões.

Ao término da reunião, foi anunciada oficialmente a data da próxima Assembleia Sinodal, que ocorrerá de 3 a 28 de outubro de 2018. Ao mesmo tempo, o papa comunicou a nomeação do relator-geral na pessoa do cardeal Sérgio da Rocha, e a dos dois secretários especiais nas pessoas do Pe. Giacomo Costa, SI e do Pe. Rossano Sala, SDB.

Na conclusão dos trabalhos, o Papa Francisco agradeceu aos membros do Conselho e aos outros participantes pelas suas contribuições e pelo espírito de comunhão fraterna vivido durante a reunião.

Fonte IHU

Ações do documento